Visão geral

O Centro de Excelência em Especialidades Pediátricas procura oferecer um atendimento integral à criança e ao mesmo tempo especializado. Isso parece uma proposta distante em tempos atuais. A ultraespecialização trouxe benefícios consideráveis em relação ao conhecimento das doenças, mas fragmentou o ser humano a uma parte de seu corpo ou até mesmo a um único órgão. Ao mesmo tempo sabemos que, como pacientes, precisamos ser olhados por inteiro para nos sentirmos adequadamente cuidados.

O Centro de Excelência traz, de forma pioneira no país, a união entre o conhecimento científico e o cuidado humanizado em Pediatria. É a tecnologia de ponta aliada ao acolhimento de uma equipe multiprofissional especializada em crianças. Vários olhares compartilhados e integrados, discutindo e propondo soluções junto ao paciente e à família, que também participa do cuidado.

Reunimos esforços para que nossos centros fossem a construção de mais um degrau na assistência à saúde das crianças e adolescentes. Nossa missão é fazer a diferença como suporte e referência em Pediatria.

Veja aqui os nossos Centros de Excelência e serviços

 

História e momentos marcantes

Os Centros de Excelência em Especialidades Pediátricas foram inaugurados em 2014. Tudo começou anos antes, quando alguns médicos foram convidados a realizar atendimentos a pacientes que tinham indicação cirúrgica. Esse ambulatório foi instalado inicialmente em um prédio externo e, depois, no 7º andar do novo prédio da Avenida Angélica.

Com o crescimento do hospital e desenvolvimento do ambulatório, a ideia de criar um Centro com vários especialistas e equipe multidisciplinar tomou forma: os pacientes passariam em atendimento com uma equipe, que discutiria seu caso e os assistiriam de forma integral. Por meio de protocolos médicos bem definidos e específicos para tratamento de cada doença criou-se o Centro de Excelência, um local de atendimento com várias especialidades médicas pediátricas. Hoje, os Centros de Excelência realizam atendimentos em prédio próximo ao Hospital, na Rua Mato Grosso 306 – Conjunto 1503 – São Paulo/SP.

 

Tamanho

O Centro de Excelência é composto por consultórios, sala de triagem/procedimentos e sala de gesso.

No total, oferecemos 19 centros, com 63 médicos atuantes, cujo objetivo é oferecer assistência pediátrica especializada, nos quais crianças e adolescentes passam por avaliação integrada com um variado time de especialistas.

 

Critérios de atendimento

São atendidas crianças de 0 a 17 anos. Já os pequenos com condições de alto risco e complexidade terão atendimento em ambiente hospitalar, com intuito de proporcionar maior segurança.

 

Qualificação do time

Compostos por pediatras especialistas de grande expressão e competência no meio científico, integrados a uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeira, psicólogos, fonoaudiólogos e até educador físico, os centros de excelência propõem um modelo de atendimento completo e eficiente.

O Centro de Excelência possui uma equipe de 81 profissionais sendo 63 médicos especialistas.

 

Números

Em 2016, foram 6659 atendimentos, com destaque para o Centro de Ortopedia Pediátrica, com o maior volume de consultas, responsável por 18% do total, seguido pelo de Motilidade do Trato Gastrointestinal, com 12,86% das consultas.

 

Atendimento multidisciplinar

O Centro de Excelência é uma unidade de atendimento ambulatorial de especialidades pediátricas. Conta com uma equipe multidisciplinar especializada em pediatria para cuidar e acompanhar o paciente.

O enfermeiro realiza triagem para avaliação do paciente, coleta de dados, orientação e acompanhamento do desenvolvimento conforme suas necessidades específicas.

Nutricionistas

O atendimento nutricional é composto por uma avaliação completa de cada paciente, onde são analisados indicadores clínicos, bioquímicos, antropométricos e de padrão alimentar. São considerados também outros fatores que podem influenciar na alimentação: modo de vida, agentes externos, rotina familiar, escola, entre outros. Cada orientação é elaborada de maneira individualizada.

A equipe utiliza diferentes técnicas/metodologias e abordagem lúdica, mais eficiente para este público. Em alguns casos, para uma avaliação nutricional completa e conduta mais precisa, são realizados dois tipos de exames no Centro de Excelência:

  • Bioimpedância elétrica: exame rápido e preciso que avalia a composição corporal (massa magra, gordura e água) e suas alterações no decorrer do tratamento. O indivíduo, sem acessórios de metais, é colocado deitado em uma maca e então são colocados eletrodos em suas mãos e pés, os quais são conectados ao aparelho de bioimpedância. Por meio da condução de corrente elétrica de baixa intensidade, determinamos os valores citados acima. Esse exame, quando indicado, é realizado durante a consulta (exceto para portadores de marcapasso).
  • Calorimetria Indireta em Repouso: exame que determina o gasto energético total do organismo em repouso, ou seja, quantas calorias o corpo gasta por dia para permanecer em repouso. Com esse resultado em mãos, a indicação de uma conduta torna-se muito mais precisa. O exame tem duração de 20 minutos, nele o paciente permanece sentado ou deitado e respira pela boca por um bocal conectado ao aparelho de calorimetria por meio de um tubo (o nariz permanece tampado com um prendedor nasal durante todo o exame). É avaliado o padrão de consumo e expiração de oxigênio durante a respiração natural. Quando solicitado, esse exame pode ser realizado no Centro, antes ou depois da consulta, mas deve ser agendado previamente.

 

Fonoaudiólogos

Os atendimentos realizados nos ambulatórios que compõem o Centro possuem abordagem interdisciplinar e se voltam para os casos de bebês e crianças com dificuldades de deglutição e/ou alimentação, alterações no desenvolvimento da fala e linguagem e alterações do sistema sensório motor oral.

  • Dificuldades de deglutição/alimentação: uma porcentagem expressiva da população infantil pode vir a apresentar dificuldades na função de deglutição e/ou da alimentação de causa orgânica, mecânica ou psicogênica. Essa condição recebe a denominação de disfagia orofaríngea e pode vir a comprometer o status nutricional e de hidratação, a saúde pulmonar e o prazer alimentar. Quanto mais cedo for abordado, maiores são as chances de recuperação e de reabilitação da criança acometida. Bebês e crianças com histórico de prematuridade, baixo peso ao nascer, má formações craniofaciais, síndromes, traumatismos cranioencefálicos e tumores cerebrais são muito suscetíveis a manifestações de desordens alimentares que podem, por sua vez, levar ao agravamento da condição clínica subjacente. O fonoaudiólogo especializado é o profissional capacitado para diagnosticar e tratar quadros de disfagia juntamente com uma equipe de neuropediatra, nutrólogo, pneumopediatra, gastropediatra, otorrinolaringologista, cirurgião pediátrico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicólogo.
    O diagnóstico e tratamento adequados e direcionados à necessidade individual da criança podem melhorar as chances de crescimento e desenvolvimento, além de uma qualidade de vida mais satisfatória para a criança e seus familiares.

 

  • Alterações no desenvolvimento da fala e da linguagem: de acordo com Winnicott, todos nós nascemos com um potencial inato para poder crescer e se desenvolver plenamente até a idade adulta. No entanto, por ser absolutamente dependente, um bebê irá responder satisfatoriamente a um ambiente que responda às suas necessidades individuais. O processo de comunicação entre o bebê e os outros ao seu redor tem início quando ele chora e a seguir é atendido com um colo, leite, uma troca de fraldas, um carinho. Com isso, ele entende que o mundo é capaz de satisfazer toda e qualquer necessidade manifesta. Com o passar do tempo, o crescimento, desenvolvimento e as condições ambientais satisfatórias colocarão o bebê na fase do balbucio. Essa fase ocorre geralmente por volta de 4 a 6 meses e coincide com a fase em que ele é capaz de sustentar o pescoço. Nesse momento, ele passa a emitir sons ainda sem significado como ”ma”, “pa” ou “da”. O papel do adulto responsável pela criança é fundamental para interpretar esses sons e atribuir-lhe significado. O “MA” do bebê pode ser compreendido como Mamãe e devolvido a ele com essa atribuição de significado. O som de um simples “A” pode lhe ser devolvido com uma frase tal como “Você quer beber água?” seguida da visualização e oferta do líquido.
    Espera-se que até os 3 anos de idade a criança já seja capaz de se comunicar plenamente, expressando suas ideias de forma clara e inteligível. Se houver alguma interrupção neste processo, não é preciso esperar para buscar ajuda profissional. A busca por ajuda deve ser feita tão logo se perceba qualquer natureza de dificuldade. São muitas as causas que podem levar a atrasos, ausência ou distúrbios na comunicação humana. Aqui vale também a regra que quanto mais cedo for detectado o problema, maiores são as chances de intervenção.
  • Alterações do sistema sensório motor oral: o Sistema Sensório Motor Oral é constituído por estruturas de características próprias localizadas na cavidade oral: arcos dentários, maxila e mandíbula, que se relacionam entre si pela articulação temporomandibular(ATM). Compõem também esse sistema as estruturas responsáveis pela mobilização que irão possibilitar ao organismo efetuar as funções vitais de respiração, sucção, mastigação e deglutição, além da fonação. Devido às múltiplas funções exercidas por esse sistema e à falta de especialização das estruturas, qualquer alteração ocorrida em uma das partes, acarretará uma desordem global do sistema.
    Uma das causas comuns de alteração do sistema sensório motor oral na infância é decorrente dos quadros de respiração oral, definida quando a função da respiração ocorre pela boca e não pelo nariz. Hábitos orais inadequados, fatores genéticos, hiperplasia adenoamigdaliana e as rinites alérgicas e não-alérgicas são fatores causadores dos quadros de respiração oral. Crianças com sintomas de cansaço frequente, inapetência, dificuldade para dormir, déficit de aprendizado e atenção, déficit na deglutição e/ou mastigação merecem uma avaliação detalhada do seu quadro respiratório. O fonoaudiólogo é o profissional que compõe a equipe interdisciplinar composta pelo médico otorrinolaringologista, fisioterapeuta e ortodontista respondendo pela avaliação e reabilitação do sistema sensório motor oral.

Psicólogos

A Psicologia não é apenas a área do conhecimento científico capaz de intervir sobre o sofrimento causado pela dor, o adoecimento e a internação prolongada. A Psicologia produz conhecimento sobre a singularidade, a forma de cada um enfrentar os desafios que se apresentam, bem como as condições que geram saúde e bem-estar, sobre a dinâmica familiar e a possibilidade de retomada do desenvolvimento da criança e do adolescente.

No Centro de Excelência, o Setor de Psicologia Hospitalar do Sabará tem sua ação ambulatorial. São quatro os focos principais:

  • Realização de psicodiagnóstico de crianças e adolescentes para compreensão do sintoma e do sofrimento e encaminhamento correto e adaptado às condições e necessidades da criança e da família;
  • Aconselhamento de pais;
  • Seguimento ao atendimento iniciado no Hospital, auxiliando a família a compreender e formular a demanda de atendimento;
  • Acompanhamento psicológico em casos de luto.

 

Fisioterapeutas

A Fisioterapia Pediátrica e neonatal é a área da Fisioterapia que atende recém-nascidos, crianças e adolescentes até os 18 anos de idade. Essa área atua especificamente na prevenção e tratamento de distúrbios que podem afetar o desenvolvimento infantil. Utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas, motoras e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos fisioterápicos com atividades dinâmicas e sociais.

No Centro de Excelência do Sabará Hospital Infantil , os fisioterapeutas atuam em conjunto com a equipe médica, acompanhando e orientando os pacientes e os pais durante as consultas das áreas de cardiologia, ortopedia, neurologia e respiratória. Também realizamos atendimentos particulares após uma avaliação cuidadosa de cada caso, ou após indicação médica. Os atendimentos são realizados de acordo com a idade e a necessidade do paciente, de maneira lúdica e criativa.

A equipe da Fisiokids tem como diferencial ser uma equipe de fisioterapeutas especializada em Pediatria, totalmente adaptada e integrada com essa população específica. São profissionais experientes e aptos para atender crianças e adolescentes com excelência, de forma humanizada e integrada.

  • A fisioterapia respiratória é indicada, de uma maneira geral, para os quadros em que a criança apresente algum tipo de desconforto respiratório, como cansaço, tosse, falta de ar, normalmente causado por doenças como asma, bronquiolites e pneumonias, ou mesmo uma gripe mais forte, que ocasiona um acúmulo de secreção que a criança normalmente não consegue eliminar sozinha. Os exercícios respiratórios ajudam a minimizar o cansaço, melhoram a capacidade respiratória das crianças, diminuem a quantidade de secreção e consequentemente melhoram o quadro clínico do paciente.
  • As fisioterapias pediátricas motora/ortopédica e neurológica também são subespecialidades da fisioterapia pediátrica muito difundidas e com resultados comprovados por vários trabalhos científicos. Como exemplo, utilizamos a fisioterapia motora para tratar ou prevenir casos de fraturas, torsões, pé torto congênito, entre outras, e atuamos com a fisioterapia motora e respiratória em diversas síndromes e patologias neurológicas tratando e prevenindo possíveis sequelas. A avaliação precoce de um fisioterapeuta especializado é essencial para que a criança possa iniciar o tratamento o mais cedo possível, visando assim uma recuperação mais rápida e uma melhor qualidade de vida.

 

Educador físico

O papel do educador físico no Centro de Obesidade Infantil é combater o sedentarismo e a obesidade com a criação de estratégias diferenciadas para cada paciente, de acordo com suas preferências esportivas e/ou dança. Priorizando inserir atividade física nos momentos de lazer e destacando a importância do exercício físico regular, o profissional da área faz um planejamento com controle da duração e da intensidade de acordo com a idade e as fases de desenvolvimento da criança ou do adolescente.

A intervenção tem o objetivo de mudar o comportamento nas atividades diárias, com atividades que aumentem o gasto calórico, através de mudanças nos hábitos, tais como:

  • Trocar escada rolante e elevador pelo hábito de subir escadas;
  • Trocar percursos com carro por caminhadas;
  • Trocar a brincadeira com vídeo games e jogos de computador por brincadeiras como: andar de bicicleta, patinete, skate e jogos que incluem movimentos corporais, podendo ser utilizados alguns jogos de vídeo game que aliam atividades esportivas e danças.

As estratégias são incluídas na rotina diária do paciente, visando a mudança de estilo de vida familiar. Na consulta, o profissional de educação física informará aos pais a importância dessas mudanças e o combate ao sedentarismo por meio de pesquisas recentes que oferecem dados significativos relacionados ao aumento da atividade física e melhora da saúde e longevidade.

 

Especialização

Centro de Alergia e Imunodeficiências Infantis

Nosso Centro de Alergia e Imunodeficiências é formado por pediatras imunologistas, enfermeira, gastroenterologistas, geneticistas, nutricionistas e infectologistas.

Os testes de sensibilidade são realizados com a Retaguarda do Hospital Infantil Sabará, assim como as aplicações de medicação necessárias ao tratamento específico.

Centro de Asma na Infância

Nosso Centro de Asma é formado por profissionais que trabalham de forma integrada, incluindo pediatras pneumologistas, alergologistas, fisioterapeutas respiratórios e otorrinolaringologistas. Todos trabalhando em conjunto para oferecer o melhor tratamento disponível, apoiado no rigor científico consagrado pelos maiores centros mundiais.


Centro de Cardiopatias Congênitas Infantis

Nosso Centro de Cardiopatias Congênitas é formado por cardiologistas pediátricos, cirurgiões cardíacos, psicóloga e qualquer outro especialista que o paciente precisar (pediatra geneticista, otorrino, oftalmologista, etc). Tudo para que nosso paciente receba o melhor cuidado. Além de sermos a maior UTI Pediátrica privada do estado, os cardiologistas do nosso centro acompanham diretamente o pós-operatório das cirurgias cardíacas, até a estabilização da criança na UTI.

Centro de Cirurgia Pediátrica Minimamente Invasiva

Pensando na qualidade de vida das crianças e na oportunidade de difundir a cirurgia laparoscópica aos pacientes pediátricos, reunimos os cirurgiões pediátricos com maior expertise na técnica no Brasil, com formação internacional em grandes centros na Europa.

Centro de Cranioestenose e Assimetrias Cranianas

A cranioestenose ou craniossinostose é a fusão prematura de uma ou mais suturas cranianas. O pediatra é o primeiro médico que realiza a suspeita diagnóstica, e quanto mais cedo encaminhar ao neurocirurgião para avaliação, mais chances a criança tem de sair sem sequelas nos casos em que a cirurgia é necessária. Já as assimetrias cranianas são um problema de ordem estética, em que não são necessárias cirurgias. Nosso centro reúne grandes neurocirurgiões para diagnóstico e indicação de tratamento.


Centro de Diabetes Infantil Tipo 1

Formamos um time composto por endocrinologistas pediátricos, nutricionistas, psicólogas e enfermeira, que atuam de forma integrada no cuidado do paciente diabético. Dessa forma, fica mais fácil seguir o tratamento e uma dieta sem açúcar, além de poder contar sempre com o que há de mais moderno no mundo para o tratamento.


Centro de Distúrbios do Crescimento e Desenvolvimento Infantil

  • Núcleo de Distúrbios do Crescimento: os distúrbios do crescimento podem estar relacionados a várias causas, como questões nutricionais, hormonais, problemas na absorção de nutrientes, ou ainda ser secundária a outras doenças, como a Síndrome de Turner. O endocrinologista pediátrico deve fazer toda a triagem diagnóstica para compreender o real motivo da baixa estatura, e, nos casos em que há indicação, depois de excluídas outras causas e tratamentos, deve tratar com o hormônio de crescimento (GH).
  • Núcleo de Distúrbio do Desenvolvimento Neuropsicomotor: já o atraso de desenvolvimento neuropsicomotor pode ser decorrente de privação nutricional, privação de estímulo ou até de afeto, além de doenças neurológicas congênitas ou adquiridas após o nascimento. Nesse núcleo, o neuropediatra realiza a investigação diagnóstica, juntamente com os profissionais indicados (por exemplo o geneticista). O acompanhamento também é realizado com a Fisioterapia Motora e neuropsicóloga.
  • Núcleo de Distúrbios do Aprendizado: como o aprendizado também é essencial ao desenvolvimento completo da criança e do adolescente, pontuamos algumas situações podem dificultar a velocidade e qualidade com que a criança aprende. O transtorno do déficit de atenção (TDAH) é um exemplo, mas há outras possibilidades na dificuldade de aprendizado, desde dislexia até mesmo casos de surdez não diagnosticados. A avaliação diagnóstica com os profissionais adequados é de extrema importância.

 

  • Centro de Doenças do Tórax Infantil

    Núcleo de Deformidades Torácica: situações como pectus excavatum (peito escavado) ou pectus carinatum (peito de pombo) são comuns e podem ser tratados na adolescência. A correção pode ser realizada de forma minimamente invasiva, por videotoracoscopia, com curto período de internação.
  • Núcleo de Patologias Pulmonares: doenças específicas da pleura e parênquima pulmonar exigem o conhecimento técnico do cirurgião torácico. Drenagens pulmonares ou pneumectomia (retirada de uma parte do pulmão) podem ser necessárias em alguns casos de infecção, bronquiectasias e tumores pulmonares. Nosso centro conta com cirurgiões torácicos especialistas em pediatria, fisioterapeutas respiratórios e cirurgiões pediátricos, trabalhando de forma integrada.
  • Núcleo de Hiperidrose: a hiperidrose é a presença de suor excessivo. Não se sabe exatamente por que ela ocorre, mas parece estar associada a uma estimulação do sistema nervoso simpático a nível central. O tratamento da hiperidrose pode ser clínico ou cirúrgico, este para os casos mais graves. É realizada a simpatectomia de forma minimamente invasiva, com apenas um corte na axila.

 

Centro de Doenças Genéticas Raras em Crianças

Nosso Centro de Doenças Genéticas Raras reúne tanto profissionais capacitados à realização de diagnóstico quanto todas as outras especialidades médicas que podem ser necessárias ao tratamento e acompanhamento dos pacientes, em um só local. Desde o médico geneticista, passando pelo cardiologista, nefrologista, neurologista, fonoaudiólogo, ou qualquer
outro profissional que necessite ser envolvido no cuidado.

Havendo necessidade de qualquer intervenção ou procedimento no hospital, o paciente é acompanhado pela mesma equipe que já o conhece, facilitando a estadia e minimizando o desconforto e insegurança frente a uma nova situação vivida.

 

Centro de Hipospádia e Anomalias Genitais em Crianças

A hipospádia é uma malformação congênita da uretra, que faz com que ela tenha uma abertura em local anormal, normalmente na região inferior do pênis.

O assunto de anomalias genitais é delicado, e necessita ser tratado com todo o cuidado por uma equipe de profissionais preparados. Do ponto de vista cirúrgico, nosso time de urologistas pediátricos com grande prática nesse tipo de reconstrução, pois sabemos que o resultado influenciará tanto na saúde quanto na vida social e psicológica da criança.

Os outros profissionais que integram nossa equipe são o endocrinologista pediátrico (pois muitos casos necessitam de reposição hormonal), a psicóloga e a enfermeira, dando suporte constante ao paciente e familiares.

Centro de Motilidade do Trato Gastrointestinal Infantil

Nosso Centro de Motilidade é o único no país a realizar o estudo completo da motilidade do trato gastrointestinal para crianças, dispondo de toda a tecnologia de ponta necessária. É composto por gastropediatras referência das melhores escolas de São Paulo, nutricionistas, fonoaudióloga especialista em disfagia e fisioterapeuta motor.

 

Centro de Mucopolissacaridose e Erros Inatos do Metabolismo Infantil

Nosso Centro conta com todos os profissionais necessários ao cuidado, além de todas as especialidades pediátricas para avaliação e acompanhamento. Os casos são discutidos de forma individualizada entre toda a equipe, permitindo o compartilhamento do olhar e um cuidado completo. Nos casos em que é possível a reposição enzimática, o Hospital Dia está disponível para receber os pacientes.

 Centro de Obesidade Infantil

O Centro de Obesidade Infantil é composto por endocrinologistas pediátricos, nutricionista, psicóloga, médico do esporte, cirurgião bariátrico e educador físico. Montamos um programa de seguimento intensivo, que proporciona resultados efetivos aos pacientes. Com a redução e controle da doença, praticamente devolvemos às crianças e adolescentes uma vida saudável fisicamente, socialmente e psicologicamente.


Centro de Ortopedia e Traumatologia Pediátrica

Com o nosso Centro, as fraturas, entorses, dores articulares e quedas que passam no nosso Pronto-Socorro Ortopédico podem realizar seu acompanhamento com qualidade. Nossa equipe é multiprofissional, contando com ortopedistas pediátricos renomados, fisiatra, fisioterapeutas, fonoaudióloga e todos os profissionais cuja necessidade for detectada. Além dos problemas ortopédicos das crianças e adolescentes de forma geral, criamos núcleos de tratamento de doenças específicas: pé torto congênito, displasia congênita do quadril, paralisia obstétrica e deformidades da mão, paralisia cerebral e escoliose.

Centro do Respirador Bucal

Nosso Centro do Respirador Bucal é formado por otorrinolaringologistas dedicados à criança e adolescente, além de fisioterapeutas, fonoaudiólogas e alergologista pediátrico. Um time de profissionais responsável e integrado, capaz de avaliar a melhor opção de tratamento para a criança e família. Conta com toda a Retaguarda do Sabará Hospital Infantil caso haja necessidade de qualquer procedimento cirúrgico.

Tour virtual

Consultório de Ortopedia e Sala de Gesso

clique para ver em tela cheia

 

Conheça o time

Entre os 63 médicos que atendem em nosso Centro de Excelência, 27% atuam em hospitais-escola. Saiba mais sobre a formação deles no gráfico abaixo:

 

 

Esses são os nossos especialistas:

ADRIANA SEBER

Hematologista

Departamento de Hematologia

ALESSANDRA MIRAMONTES LIMA

Alergologista

Centro de Alergia e Imunodeficiências Infantis

ALEXANDRE ZUCCON

Ortopedista/Traumatologista

Centro de Ortopedia e Traumatologia Pediátrica

ALINE MACIEL

Orientadora Física

Centro de Obesidade Infantil

AMERICO RUBENS LEITE DOS SANTOS

Neurocirurgião

Departamento de Neurocirurgia

ANA CAROLINA CAVALCANTI MARCOS

Infectologista / Pediatra

Departamento de Infectologia

ANA PAULA BRECHERET

Nefrologista

Centro de Mucopolissacaridose e Erros Inatos do Metabolismo

ANDREIA MUTARELLI

Psicóloga

Atende todos os centros

ATILA VISCADI REIS

Ortopedista/Traumatologista

Centro de Ortopedia e Traumatologia Pediátrica

BEATRIZ HELENA SANCHES FURLANETTO

Cardiologista

Centro de Cardiopatias Congênitas Infantis

CARLA FERNANDA FARACO CAMPANHOLO

Pneumologista

Departamento de Pneumologia

CECILIA MONTEIRO BOYA BARCELLOS

Cardiologista

Centro de Cardiopatias Congênitas Infantis

CONCEIÇÃO CAMPANARIO DA S P ALMEIDA

Neurologista

Centro de Distúrbios do Crescimento e Desenvolvimento Infantil

CRISTIANE BOE

Gastroenterologista

Centro de Motilidade do Trato Gastrointestinal Infantil

DANIELA BARBIERI BARIANI BRAGA

Neurologista

Centro de Distúrbios do Crescimento e Desenvolvimento Infantil

DANIELA MENCARONI RODRIGUES LOURENÇO

Reumatologista

Departamento de Reumatologia

DEBORA DE OLIVEIRA CUMINO

Anestesiologista

Centro de Cirurgias Minimamente Invasivas

DENISE CARNEIRO BRITO

Gastroenterologista

Centro de Motilidade do Trato Gastrointestinal Infantil

DENISE LOPES MADUREIRA

Fonoaudióloga

Atende todos os centros

NATHALIA ANASTOPULOS DOS SANTOS

Fonoaudióloga

Atende todos os centros

DYANDRA LOUREIRO CARON DOS SANTOS

Nutricionista

Atende todos os centros

ECRYD CRISTINE FERNANDES ABDALA ELIAS

Cardiologista

Centro de Cardiopatias Congênitas Infantis

ELCIO BALDACCI

Cirurgião Pediátrico

Núcleo de Cirurgia Pediátrica

FABIOLA PAOLI MENDES MONTEIRO

Geneticista Clínica

Centro de Doenças Genéticas Raras em Crianças

FABRIZIO RICCI ROMANO

Otorrinolaringologista

Centro do Respirador Bucal

FATIMA RODRIGUES FERNANDES

Alergologista e Imunologista

Centro de Alergia e Imunodeficiências Infantis

FELIPE MONTI LORA

Endocrinologista

Centro de Distúrbios do Crescimento e Desenvolvimento Infantil

FELIPPI GUIZARDI CORDEIRO

Ortopedista/Traumatologista

Centro de Ortopedia e Traumatologia Pediátrica

FERNANDA FERRANTE

Pediatra

Departamento de pediatria

FERNANDA GHILARDI LEAO

Cirurgiã Pediátrica

Centro de Hipospádia e Anomalias Genitais em Crianças

FERNANDA PRESOTTO TROLEZI

Endocrinologista

Departamento de Endocrinologia

FRANCISCO HELIO VIOLANTE JUNIOR

Ortopedista/Traumatologista

Centro de Ortopedia e Traumatologia Pediátrica

GEORGE BORAKS

Otorrinolaringologista

Centro do Respirador Bucal

GISELLE MACHADO CAMPOS DE OLIVEIRA

Cirurgiã Pediátrica

Centro de Hipospádia e Anomalias Genitais em Crianças

GRACE CAROLINE VAN LEEUWEN BICHARA

Cardiologista

Centro de Cardiopatias Congênitas Infantis

GUILHERME ABBUD FRANCO LAPIN

Cirurgião Plástico

Departamento de Cirurgia Pediátrica

JOSÉ CARLOS ESTEVES VEIGA

Neurocirurgião

Departamento de Neurocirurgia

JOSÉ ERASMO DAL COL LUCIO

Neurocirurgião

Departamento de Neurocirurgia

JOSÉ FRANCISCO DA SILVA FRANCO

Geneticista Clínico

Centro de Doenças Genéticas Raras em Crianças

JOVELINO QUINTINO DE SOUZA LEÃO

Cirurgião Pediátrico

Centro de Hipospádia e Anomalias Genitais em Crianças

JULIA CIZIK FRANCO

Psicóloga

Atende todos os centros

JULIA MAIMONE BEATRICE

Hematologista

Departamento de Hematologia

KOSHIRO NISHIKUNI

Neurocirurgião

Departamento de Neurocirurgia

LIGIA SPAGNOL RANALLI

Alergologista

Centro de Alergia e Imunodeficiências Infantis

LUCIANA CRISTANTE IZAR

Endocrinologista

Centro de Obesidade Infantil

LUIS HENRIQUE TOSHIHIRO SAKAMOTO

Oncologista

Departamento de Oncologia

MARCELA LEAL DA CRUZ

Urologista

Departamento de Urologia

MAURICIO TAKASHI DE LIMA UYEDA

Ortopedista/Traumatologista

Centro de Ortopedia e Traumatologia Pediátrica

MONICA VENTURA ENGELBERG

Cirurgia Pediátrica

Centro de Cirurgias Minimamente Invasivas

NATALIA PAGAN

Cirurgia Pediátrica

Departamento de Cirurgia Pediátrica

PASCHOAL NAPOLITANO

Cirurgião Pediátrico

Centro de Doenças do Tórax

PAULO ROGERIO CARDOZO KANAJI

Ortopedista/Traumatologista

Centro de Ortopedia e Traumatologia Pediátrica

PRISCILA CARDOSO BRAZ

Cirurgiã Pediátrica

Departamento de Cirurgia Pediátrica

PRISCILA GRIZANTE LOPES

Hematologista

Departamento de Hematologia

RAFAEL YOSHIDA

Ortopedista/Traumatologista

Centro de Ortopedia e Traumatologia Pediátrica

RAI ANDRE SILVA WATANABE

Pneumologista

Departamento de Pneumologia

RAIMAR WEBER

Otorrinolaringologista

Centro do Respirador Bucal

RENATO MELARAGNO

Oncologista 

Departamento de Oncologia


RICARDO JOSE DE ALMEIDA LEME

Neurocirurgião

Departamento de Neurocirurgia

ROBERTA FIGUEIREDO MONTEIRO

Cirurgiã Pediátrica

Departamento de Cirurgia Pediátrica

RODRIGO RODRIGUEZ

Hebiatra/ Pediatra 

Departamento de Hebiatria

SANDRA REGINA LOGGETTO

Hematologista

Departamento de Hematologia

SERGIO LEITE OTTONI

Urologista

Departamento de Urologia

SIDNEI EPELMAN

Oncologista

Departamento de Oncologia

SILVIA SAITO YAMADA

Ginecologista 

Departamento de Ginecologia

SUELLEN JANE DE ALMEIDA SOUZA 

Fisioterapeuta

Atende todos os centros

WILSON LINO JUNIOR

Ortopedista/Traumatologista

Centro de Ortopedia e Traumatologia Pediátrica

Qualidade e segurança

O Centro de Excelência foi acreditado pela JCI, segue os mesmos protocolos de segurança do paciente e qualidade do Sabará Hospital Infantil.

Para pais e familiares

Orientações para consulta

  • Temos tolerância de 15 minutos de atraso;
  • Traga carteirinha do convênio, documento do paciente e acompanhante, para abertura de ficha;
  • Tenha todas as suas dúvidas anotadas em uma agenda, para sair da consulta satisfeito e bem informado;
  • Traga exames anteriores.

Veja aqui a lista de planos de saúde atendidos

Clique aqui para ver o guia informativo sobre cuidados com o gesso

Contato

Agende sua consulta aqui

E-mail

centroexcelencia@sabara.com.br

Endereço

Rua Mato Grosso, 306 – Cj. 1503 – São Paulo/SP

Telefone

(11) 2155 9333 / (11) 2155 9332

Horário 

De segunda a sexta, das 7h às 20h

 

Centros de Excelência em números

  • Em 2016, foram realizadas 6.659 consultas, um aumento de 73% em relação ao ano anterior;
  • Temos 19 centros de especialidades;
  • Temos 63 médicos atuantes;
  • 27% desses médicos atuam em hospitais-escola;
  • 22% dos médicos atuantes têm mestrado.

Condições e tratamentos relacionados

Conheça as condições atendidas nos nossos centros:

Clínicas

  • Cardiopatias;
  • Hemodinâmica / Terap. Intervencionista / minimamente invasiva;
  • Hipertensão pulmonar;
  • Intracardíacas;
  • Dislipidemias e afins;
  • Distúrbios de crescimento;
  • Doenças metabólicas;
  • Doenças ósseas;
  • Obesidade;
  • Distúrbios da fala e linguagem;
  • Aconselhamento genético;
  • Doenças raras;
  • Síndrome de Down;
  • Erros inatos do metabolismo / doenças de depósito;
  • Orientação familiar / Aconselhamento Genético;
  • Alergias alimentares/Intolerâncias;
  • Distúrbio de motilidade;
  • Doenças  Inflamatórias;
  • Dor abdominal cronica;
  • Encoprese;
  • Esofagite eosinofílica;
  • Icterícia;
  • Hepatite B;
  • Impedanciometria;
  • Intestino curto;
  • Motilidade;
  • Refluxo (vomitadores);
  • Sangramentos intestinais;
  • Dismenorréia;
  • DST;
  • Orientação sexual para crianças;
  • Prevenção de gravidez
  • Anemia;
  • Distúrbios Coagulação (Hemofilia, coagulopatias hereditárias, trombose);
  • Púrpuras (plaquetopenias);
  • Leucoses;
  • Neutropenias;
  • Citopenias em geral;
  • TMO;
  • Alergias;
  • Asma;
  • Imunodeficiências;
  • Rinite;
  • Medicina do Viajante;
  • Vacinação;
  • Hipertensão;
  • Insuficiência renal;
  • ITU Repetição
  • Litiase;
  • Malformações;
  • Refluxo;
  • Renal crônica;
  • Cefaléia;
  • Convulsões;
  • Distúrbio do Foco;
  • Meningomielocele;
  • Microcefalias
  • Paralisia Cerebral;
  • Tumores SNC;
  • TU SNC e Hemático;
  • Asma;
  • Fibrose Cística;
  • Mucoviscidose;
  • Sequelas pós-pneumonia;
  • Artrites e artralgias;
  • Colagenose;
  • Febre reumática;
  • Doença de Kawasaki.

Cirúrgicas

  • Cirurgia cardíaca minimamente invasiva;
  • Prognatismo;
  • Cranio-estenose;
  • Dismorfismo crânio-facial;
  • Epilepsia;
  • Hidrocefalia;
  • Meningo-mielocele;
  • Catarata congênita;
  • Artroscopia;
  • Clínica de diferenças de membros;
  • Distúrbios do plexo braquial;
  • Dores do crescimento;
  •  Escolioses;
  •  Medicina do esporte;
  • Ortopedia minimamente invasiva;
  • Osteomielites;
  • Pé torto congênito;
  • Reabilitação (ortopedia);
  • Tumores ósseos;
  • Distúrbios do sono;
  • Epistaxe;
  • Implante coclear;
  • Otites de repetição;
  • Respirador bucal;
  • Surdez e malformações anatômicas;
  •  Fenda palatina;
  • Ginecomastia;
  • Hemangiomas e manchas;
  • Lábio leporino;
  • Malformações faciais;
  • Microtia;
  • Nevus;
  • Orelha de abano;
  • Sequelas de Queimaduras;
  • Bronquiectasias;
  • Cistos;
  • Hiperidrose;
  •  Malformações (tórax);
  • Pectus excavatum / Carinatum;
  • Sequelas de pneumonias ;
  • Cistoscopias / duplo J / Derivações;
  • Criptorquidia;
  • Distúrbios de desnvolvimento sexual;
  • Duplicações renais;
  • Estenose de JUP;
  • Hidronefrose;
  • Hipospádia;
  • Incontinências;
  • Litíases;
  • Malformação urogenital;
  • Válvula de uretra posterior
  • Anomalias vasculares.

Histórias de superação

Conte abaixo sua história no Sabará Hospital Infantil. Escolheremos as mais bacanas para contar aqui no site!