Visão geral

O Serviço de Assistência Nutricional do Sabará presta atendimento individualizado aos pacientes internados.

Realizamos avaliação do estado nutricional, evolução dietoterápica, recomendações dietéticas com base no diagnóstico clínico e nutricional. A sistematização destas ações possibilita a prestação adequada de assistência nutricional, garantindo a recuperação e/ou manutenção do estado nutricional.

Como objetivo secundário consideramos o fornecimento de alimentação adequada a pacientes, acompanhantes, médicos e cuidadores conforme Manual de Boas Práticas de Fabricação elaborado de acordo com a legislação vigente do segmento garantindo a prestação de serviço com qualidade e segurança.

O Serviço de Nutrição possui uma unidade separada da cozinha, que possui funcionamento independente por se tratar de área que necessita de um planejamento físico e funcional diferenciado. Essa unidade é responsável pela produção de fórmulas lácteas, dietas enterais, chá e água para hidratação, chamada de lactário.

O que fazemos de diferente

  • Livro de receitas: para auxiliar os pais, entregamos um livro de receitas de papinhas salgadas e doces para crianças a partir de 6 meses até 1 ano;
  • Opções de mamadeiras: para garantir segurança e aceitação das mamadeiras pelas crianças, oferecemos mamadeiras livres de Bisfenol A e permitimos o uso das mamadeiras próprias das crianças. Também é possível utilizar mamadeiras descartáveis;
  • Ordem das entregas: realizamos a entrega de refeição aos nossos pacientes e sequencialmente entregamos as refeições aos acompanhantes. Isso é realizado para garantir comodidade aos pais, que muitas vezes alimentam seus filhos primeiro e só depois se sentam para se alimentar;
  • Suco natural: os nossos pacientes recebem somente suco natural de frutas sem açúcar, cabendo a cada responsável e decisão de acrescer esse componente;
  • Papas e sopas sem sal: de acordo com as novas recomendações da OMS, as sopas oferecidas aos nossos pacientes não contam com sal de adição. O acréscimo desse mineral é uma decisão de cada família, sendo acordado junto ao nutricionista.
  • Cardápio de escolha aos pacientes: nossos pacientes contam com um serviço diferenciado de escolha de cardápio realizado pelo profissional nutricionista dedicado exclusivamente a este fim. Nosso profissional realiza visita diária e acerta o cardápio do pequeno paciente junto aos responsáveis.

Conheça o time

Nosso time conta com 78 cuidadores. A equipe de nutricionistas está voltada para atendimento das necessidades dos pacientes através da prestação de assistência nutricional individualizada. Os profissionais realizam a visita de internação nas primeiras 24 horas (nesta visita coletam dados de preferências, intolerâncias e alergias alimentares para adequação da dieta ao paciente). Contamos com esse profissional 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Temos profissionais voltados a EMTN (Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional) e lactário, esses atuam exclusivamente nestas áreas considerando as especificidades e legislação do segmento.

Contamos com copeiras para realizar o atendimento nas Unidades de Internação, Unidades de Terapia Intensiva e Hospital Dia, elas prestam atendimento 24 horas por dia. No lactário, contamos com o profissional lactarista que realiza a entrega das mamadeiras em todas as unidades do Hospital, dispomos deste serviço 24 horas por dia.

 

Patricia Calesco

Nutricionista do Lactário

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Medicina do ABC; pós-graduada em Nutrição ortomolecular com extensão em Nutrigenômica e Bioquímica e Nutrição Clínica, ambas pela FAPES; Especialização em Gestão em Lactário pelo IMEN;  tem 5 anos de experiência na área hospitalar e há um ano é nutricionista do lactário do Sabará.

 

Denise Pasin

Nutricionista da EMTN

Graduada em Nutrição pela Faculdades Integradas Coração de Jesus; pós-graduada em Nutrição em Pediatria pelo Hospital; tem 11 anos de experiência na área hospitalar em hospitais de referência do mercado; há três anos é a nutricionista da EMTN no Sabará.

 

Patricia Vito

Coordenadora de Nutrição Clínica

Graduada em Nutrição pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pós-graduada em Nutrição no Esporte e Exercício Físico pela Universidade de São Paulo; tem 7 anos de experiência na área hospitalar em hospitais de referência do mercado;  Há três anos coordena a equipe assistencial de nutrição no Sabará Hospital Infantil.

Qualidade e segurança

Nossos indicadores de sucesso

Realizamos 100% das triagens nutricionais (1ª visita aos pacientes nas primeiras 24 horas a contar da data de internação) e entregamos 99,9% das mamadeiras nos horários acordados com os responsáveis de acordo com a prescrição médica.

Nossa equipe participa diariamente das visitas realizadas nas UTIs, garantindo a prestação da assistência nutricional adequada aos pacientes.

Assistência Nutricional em números

Todos os pacientes internados passam por triagem nutricional nas primeiras 24 horas de internação, a fim de garantir o registro de todas as informações necessárias para prestação de assistência nutricional adequada.

Em 2016, fornecemos 112 mil mamadeiras e 390 mil refeições.

Compartilhe sua experiência

 

“Há três anos fui internado no Sabará e diagnosticado com Diabetes Tipo 1. Fiquei dois dias na UTI para sanar o descontrole inicial; no total foram cinco dias internado.
Fomos muito bem atendidos e bem assessorados para iniciar uma nova fase da minha vida, buscando entender a melhor forma para levar adiante o tratamento, aprendendo e vivendo.
E do Sabará o que mais gostei e mais me recordo são das refeições. Comi de forma saudável e degustei as primeiras garfadas de arroz integral… de vez em quando falo pra minha mãe que sinto saudade da comidinha gostosa rsrs”, Pedro Henrique de Sá Oliveira, 11 anos, filho de Fernanda




Condições e tratamentos

Nos casos em que são detectadas intolerâncias ou alergias, temos uma rotina diferenciada para produção destes alimentos.

Com relação às mamadeiras, utilizamos utensílios novos e a higienização é realizada separadamente para garantir que não haverá contato com outros utensílios. Dessa maneira, eliminamos o risco de contato com outros materiais e garantimos a qualidade do produto final adequado às necessidades de nossos pacientes.

Realizamos a adaptação dietoterápica da dieta prescrita, sempre respeitando os hábitos, intolerâncias, preferências alimentares e crenças de nossos pacientes e responsáveis.

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 06/10/2017