Site do Governo do Estado do Amazonas anuncia projeto do PENSI

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) anunciou o apoio ao projeto do Instituto PENSI que irá treinar profissionais de saúde para diagnosticar precocemente câncer em crianças. O projeto terá apoio da Susam e incentivos do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), do Ministério da Saúde (MS).

O projeto pretende capacitar ao menos 90% dos agentes comunitários de saúde das oito cidades contempladas e 75% dos médicos, que atendem cerca de 460 mil pessoas da região. Segundo o Instituto, como 43% da população do Amazonas tem entre 0 e 14 anos, a estimativa da população que poderá ser beneficiada pelo projeto é de 195 mil crianças e adolescentes.

Após o treinamento, o agente comunitário de saúde poderá identificar sinais de que a criança ou adolescente pode estar com sintomas de algum tipo de câncer, e a encaminhar para um médico generalista, no próprio município. Por sua vez, o médico poderá consultar profissionais em São Paulo, que o auxiliarão com uma segunda opinião sobre o caso.

Em caso de confirmação do diagnóstico, o paciente é inserido no fluxo normal da rede estadual de saúde do Amazonas, sendo encaminhado para unidades de referência no tratamento de câncer.

Leia a reportagem completa aqui

O Instituto Pensi é o braço de ensino e pesquisa da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), da qual também faz parte o Sabará Hospital Infantil.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 28/2/2018