Truncus Arteriosus - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Truncus Arteriosus

 

É um defeito cardíaco complexo, relacionado aos grandes vasos que saem do coração. No coração normal, do ventrículo direito deve sair a Artéria Pulmonar,  que envia sangue não oxigenado para o pulmão. Do ventrículo esquerdo deve sair a Artéria Aorta, que envia sangue rico em oxigênio para todo o corpo.

Neste defeito, há formação de um tronco arterial único, que envia sangue tanto para o pulmão quanto para o corpo. Além disso, sempre existe um buraquinho que comunica o ventrículo direto com o ventrículo esquerdo (CIV – Comunicação Interventricular). Como a pressão dentro do pulmão é menor, a tendência é do sangue ir preferencialmente para lá, causando o que chamamos de Hiperfluxo Pulmonar, condição que pode causar a Hipertensão Pulmonar, com danos irreversíveis ao pulmão.

 



Tratamento

O tratamento é cirúrgico e consiste na confecção de novos vasos e fechando a CIV. A cirurgia deve ser indicada e realizada nas primeiras semanas de vida pela magnitude dos sintomas e pelo alto risco de desenvolvimento de hipertensão pulmonar crônica irreversível.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual