Ressonância Magnética em Crianças - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Ressonância Magnética em Crianças

A ressonância magnética é um exame de diagnóstico por imagem, feito de rotina e que utiliza um grande ímã, ondas de rádio e um computador para produzir imagens bi ou tridimensionais de órgãos do corpo, tecidos e ossos.

Uma ressonância magnética é:

  1. Muitas vezes, o exame de escolha, pois não utiliza radiação ionizante (raio X), principalmente em crianças.
  2. Uma maneira de avaliar melhor as várias partes do corpo e certas doenças que não podem ser avaliadas adequadamente com outras tecnologias de imagem.
  3. Indolor: o scanner de ressonância magnética tira fotos sem tocar o corpo.
  4. Seguro: anos de experiência não demonstraram efeitos nocivos conhecidos dos campos magnéticos e pulsos de radiofrequência utilizada neste hospital.

Interpretados por um radiologista pediátrico, os resultados são reportados para o médico de seu filho por meio de um relatório.

Como é a abordagem do Hospital Infantil Sabará na ressonância magnética com anestesia
Às vezes, a ressonância magnética precisa ser realizada sob anestesia geral. Nesses casos, a Divisão de Ressonância Magnética do Hospital Infantil Sabará fornece uma anestesia, ambiente amigável para crianças e conta com:

  • Radiologistas pediátricos altamente treinados, com experiência em supervisão e interpretação de ressonância magnética em crianças de todas as idades
  • Experientes anestesistas e enfermeiros pediátricos
  • Tecnólogos com anos de experiência em crianças e adolescentes
  • Protocolos e procedimentos especificamente para uso pediátrico, além das melhores imagens possíveis para os radiologistas

Ressonância magnética

O que é?
Ressonância Magnética (RM) é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação ionizante em sua técnica (como tomografia e raio X, por exemplo). Ela se utiliza das propriedades magnéticas de determinados átomos existentes no nosso corpo e, por meio de um campo magnético muito potente, faz com que eles se comportem de maneira que o equipamento consiga produzir uma imagem. O aparelho nada mais é do que um ímã gigante em forma de tubo. Com isso, nada que for metálico ou magnético pode entrar na sala de exame. Todo e qualquer material deverá ser inspecionado por alguém responsável do setor, antes do exame.

Faz mal ao organismo?
Desde a década de 70, quando começou a ser utilizada, até os dias atuais, não se comprovou que a RM faça mal ao organismo. Assim, não há problema de o paciente realizar uma RM hoje e outra em curto espaço de tempo.

Por que fazer?

A RM é um dos métodos de diagnóstico por imagem que definem muito bem as estruturas do organismo. Ela é capaz de mostrar, com precisão, os diferentes tecidos do corpo humano, como cérebro, fígado, ossos, cartilagens, tendões, músculos etc. Com essa técnica apurada também é possível avaliarmos o que é fisiológico (normal) e o que é patológico (ex: tumores, hematomas, fraturas etc).

O paciente sente dor?
O paciente não sente dor ao realizar a RM. Em alguns momentos, poderá ter sensação de calor. Isso é normal. Mas, se ela incomodar, o operador da RM deverá ser avisado.

Faz barulho?

O exame emite um barulho alto durante sua realização. Por isso, tanto o paciente como o acompanhante recebem um abafador de ruídos (fone de ouvido). É obrigatório o uso de protetor auricular dentro da sala de exame. Como o som na sala é alto, para se comunicar com o operador, o paciente fica com uma campainha na mão. Sempre que precisar, ele aperta a campainha e o operador paralisa o exame.

O que você deve fazer quando chegar?
Você deve abrir a ficha no segundo andar do hospital, 40 minutos antes do horário agendado.

A lei exige que você traga a receita original do médico, que informa o exame a ser feito e a razão para isso. Você deve trazer também o documento da criança e o cartão do convênio.

Uma vez que o processo de registro é concluído, o setor de ressonância magnética será notificado. Um técnico ou enfermeira irá conduzir você e seu filho para um lugar onde deverão ser realizados os procedimentos pré-exame (responder questionário, colocação de acesso venoso e/ou sedação, se for necessário).

Quais são as orientações para o paciente?

O paciente ou responsável deverá responder a um questionário de segurança para saber se está apto a realizar a RM. Feito isso, deverá colocar em um armário todos os seus pertences. Não é permitida a entrada de nenhum pertence na sala de exame. O jejum varia de acordo com a avaliação a ser realizada. Os exames feitos na região abdominal deverão respeitar 4 horas de jejum. Os que utilizam anestesia deverão respeitar as orientações da equipe responsável, que observa a faixa etária da pessoa. Para os demais exames serão necessárias 2 horas em jejum.

Pode ficar um acompanhante dentro da sala de exames?

Pode entrar apenas um acompanhante, e algumas regras devem ser seguidas. Todas as pessoas que forem entrar na sala de exames deverão responder a um questionário de segurança idêntico ao do paciente. Também devem deixar em um armário todos os objetos metálicos e magnéticos. Não é necessária a troca de roupa, a não ser que nela exista algo preso que não possa entrar no local.

O que é contraste?
O meio de contraste é uma substância cujo principal componente é um elemento químico chamado gadolínio. Não contém iodo (substância mais alergênica) e é utilizado em pequena quantidade (geralmente entre 5 ml e 15 ml). Ele é injetado por via endovenosa (veia do braço, por exemplo). A capacidade de desencadear uma reação alérgica é muito pequena, mas, como todo medicamento, há um percentual. As reações, quando ocorrem, são consideradas leves, como vermelhidão na pele, prurido (coceira) e desconforto gastrointestinal. As mais graves são muito raras.
É necessária a utilização do contraste?

O contraste, quando usado nos exames de RM, aumenta a sensibilidade do método. Ele é capaz de diferenciar, evidenciar ou confirmar a presença de processos patológicos. Mesmo que não haja nenhum indício desses processos, o contraste também poderá ser utilizado para confirmar se tudo está normal. Ele é utilizado em cerca de 80% dos exames realizados.

Anestesia? Por quê?
Durante a realização da RM, o paciente deve ficar imóvel. Se houver movimentação de qualquer parte do corpo durante a aquisição das imagens, estas ficarão embaçadas e tremidas, perdendo o valor diagnóstico. Se a pessoa não consegue ficar imóvel nos momentos solicitados ou tem medo de lugares fechados, o procedimento anestésico fará com que ela não se movimente e não veja onde está.

O que é a claustrofobia?

Claustrofobia é o medo de ficar em lugares fechados. Apesar de o aparelho de RM ser aberto nas duas extremidades, algumas pessoas não se sentem bem em ficar lá dentro. Essa sensação é comum entre os pacientes que fazem RM. A primeira coisa a se fazer é conhecer o equipamento e tentar entrar uma vez. Depois de conhecer a sensação de estar lá dentro, ponderar se é capaz de ficar sem se movimentar algumas vezes. Se a resposta for negativa, o exame deverá ser realizado com anestesia, caso o médico solicitante julgue necessário.

O que você deve fazer após o exame?
Se o seu filho recebeu contraste, é importante aumentar um pouco a ingestão de líquidos por um dia. Se seu filho recebeu sedação, siga todas as instruções dadas pelo médico que realizou a aplicação após a conclusão do exame.



Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual