Estenose aórtica - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Estenose aórtica

Na “saída” do lado esquerdo do coração está a valva aórtica, que é uma estrutura que funciona como uma “porta” que se abre e fecha para entrada e saída de sangue. Ela se abre para que o sangue oxigenado saia do ventrículo esquerdo e seja bombeado para a aorta, que o leva para todo o corpo e também se fecha para que o ventrículo receba e se encha de sangue de bombeá-lo a cada batida do coração.

A estenose aórtica acontece quando o bebê nasce com essa estrutura pequena ou espessada (“engrossada”) acompanha lesão abaixo ou acima desta passagem. Ela tem habitualmente três folhetos e estes se abrem e fecham de acordo com os nossos batimentos cardíacos. Pode ser também adquirida (menos frequente) após a febre reumática e afetar crianças mais velhas e adolescentes. É uma doença comum na população bem idosa, mas neste casos ocorre devido o depósito de cálcio com o passar dos anos, que faz com que ela se engrosse com o tempo e se calcifique, atrapalhando seu funcionamento.

 



Tratamento

Nos fetos com lesão importante pode ser necessário intervenção ainda no útero materno via cateterismo. Em bebês, lesões mais graves podem ser tratadas pelo cateterismo inicialmente e cirurgia cardíaca depois. Crianças maiores e adolescentes com este diagnóstico devem ser acompanhados de perto pelo cardiologista infantil para avaliar o momento ideal para indicar tratamento cirúrgico, assim como qual tipo de cirurgia será indicada. Lesões leves não requerem tratamento cirúrgico ou pelo cateterismo e só são acompanhadas clinicamente pelo especialista.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual