Dor nas Costas - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Dor nas Costas

A dor nas costas ocorre comumente em crianças e adolescentes, afetando até 50% das crianças até a idade de 18 a 20 anos.

Embora a dor nas costas possa ser sinal de um problema mais preocupante, especialmente em crianças menores de 10 anos, a maioria dos episódios de dor nas costas em crianças não é grave e desaparece sem tratamento.

O que provoca dores nas costas?

A causa mais comum de dor lombar em crianças é distensão muscular e tensão. Isso pode ocorrer durante um jogo, brincadeira, carregando uma mochila pesada ou após uma queda.

Causas menos comuns incluem anormalidades nos ossos da coluna vertebral (vértebras), infecções, artrite e, raramente, câncer.

Quando procurar ajuda?

Procure um médico se a criança tiver um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Dor nas costas à noite, que faz a criança acordar do sono ou se piora ao longo do tempo.
  • Dor nas costas acompanhada de febre (temperatura maior do que 38°C).
  • Dor nas costas acompanhada por perda de peso.
  • Dor nas costas em criança com menos de 5 anos de idade.
  • Fraqueza nas pernas, andando mancando ou recusando-se a andar.
  • Dor nas costas que se desenvolve depois de uma lesão recente.
  • História anterior de câncer ou tuberculose.
  • Mudança no controle do intestino ou da bexiga.
  • Dor nas costas que impede a criança de participar de atividades normais.

Para determinar a causa mais provável da dor nas costas de uma criança, o médico vai fazer perguntas e irá realizar um exame físico. Exames de sangue e raio X ou outros exames de imagem nem sempre são necessários, especialmente se a dor nas costas começou recentemente

Quando procurar um tratamento
Se o seu filho tem dor nas costas, mas não tem nenhum dos sinais de alerta descritos acima, é razoável experimentar alguns tratamentos caseiros inicialmente. No entanto, se a dor da criança não melhorar, procure um serviço médico.

Analgésicos – medicamentos não sujeitos à receita podem ajudar a reduzir a dor nas costas de uma criança. Esses medicamentos são particularmente úteis para a dor nas costas causadas por quedas e entorses. Esses medicamentos devem ser dados de acordo com o peso da criança, em vez da idade.

Calor – a aplicação de calor no local da dor pode ajudar durante os primeiros dias após um trauma, por exemplo. Tenha cuidado para não queimar a pele com um bolsa ou pano que esteja muito quente.

Permanecendo ativo – manter-se ativo pode ajudar a aliviar os espasmos musculares e prevenir o enfraquecimento dos músculos. Por outro lado, a dor nas costas causada por esforço excessivo não pode melhorar sem descanso. Assim, atividades de alto impacto (corrida, salto ou outras atividades que causam dor) devem ser evitadas quando a criança tem dor. É bom para a criança manter um dia a dia de exercícios leves que não causem dor.

Repouso no leito não é recomendado – crianças que preferem permanecer completamente inativas devem ser avaliadas por um profissional de saúde.

Alongamento e fortalecimento muscular – como a dor começa a melhorar, o prestador de cuidados de saúde de seu filho pode recomendar exercícios específicos de alongamento e fortalecimento. Um fisioterapeuta pode ajudar a desenhar um programa sob medida.

Atividades como caminhadas, natação, ciclismo e outras de baixo impacto também são recomendadas. A criança deve evitar temporariamente atividades que envolvam torção ou flexão e que sejam de alto impacto.



Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual