Cuidados Intensivos Pediátricos – Especialista - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Cuidados Intensivos Pediátricos – Especialista

Qualquer criança com doença ou lesão grave, em estado crítico ou com quadro instável, necessitará ficar em uma Unidade de Cuidados (Terapia) Intensivos Pediátricos.

Quem são os médicos que trabalham em uma UTI, o que fazem e quais as doenças e situações que necessitam de uma internação na UTI pediátrica:

  1. Asma grave e insuficiência respiratória (bronquiolites)
  2. Insuficiência cardíaca
  3. Insuficiência renal aguda e crônica
  4. Doenças do sistema nervoso (convulsões)
  5. Doenças metabólicas graves (cetoacidose diabética, choque)
  6. Infecção grave (como pneumonia, meningite)
  7. Ferimentos graves de acidentes (como carros, bicicletas, skates, patins)
  8. Quase afogamento
  9. Pós-operatórios de cirurgias complexas

Crianças que estão criticamente doentes necessitam de monitoração cuidadosa (acompanhamento de pressão arterial, oxigenação, temperatura, frequência cardíaca e respiratória etc.) em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). Pediatras de cuidados críticos coordenam o cuidado dessas crianças, que é fornecido por uma equipe de médicos, enfermeiros e especialistas em cuidados de saúde. Eles usam os medicamentos especiais ou tratamentos que só podem ser oferecidos na UTIP.

Que tipo de treinamento o intensivista pediátrico (médico que atua nas UTIs) tem?
Intensivistas pediátricos são médicos formados que fazem residência (especialização) médica em pediatria (com duração de dois anos) e depois fazem especialização em atendimento pediátrico em UTI (outros dois anos).

Pediatras de cuidados críticos tratam as crianças desde o nascimento até a adolescência. Eles optam por cuidar de crianças que estão muito doentes como núcleo de sua prática médica. Sua formação avançada e experiência preparam-no para dar às crianças em UTIP os cuidados médicos que necessitam.

Que tipos de tratamento os intensivistas pediátricos podem fornecer?
Pediatras de cuidados críticos geralmente fornecem os seguintes cuidados para as crianças que estão gravementes doentes:

  • Diagnóstico de crianças com saúde instável ou condição com risco de vida
  • Monitoração rigorosa, medicação e tratamento de crianças em uma UTIP
  • Supervisão das crianças em respiradores ou ventilação mecânica
  • Tratamento médico para crianças com doença cardíaca grave e doença pulmonar
  • Colocação de catéteres especiais nos vasos sanguíneos e no coração
  • Gestão de medicamentos e tratamentos para crianças com trauma cerebral

Onde posso encontrar um especialista em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica?
O Hospital Infantil Sabará conta com a maior terapia infantil do Brasil, com 28 leitos, sendo 22 apartamentos para que os pais fiquem bem acomodados enquanto acompanham seu filho.

Conta com médicos especialistas em atendimento crítico pediátrico, provenientes das melhores escolas médicas do Brasil, além de um corpo de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos especialistas, capazes de dar tratamento para qualquer doença grave na faixa etária pediátrica.

Os melhores cuidados para crianças estão nas UTIs de hospitais exclusivamente pediátricos, pois:

  • As crianças não são apenas pequenos adultos.
  • As crianças precisam do apoio dos pais e, em nossas UTIs, ambos os pais podem ficar 24 horas com seus filhos, além de haver horários de visitas.
  • Os pacientes, muitas vezes, não podem sempre dizer o que os está incomodando. Às vezes, não podem responder a questões médicas. Eles nem sempre são capazes de ser pacientes cooperativos.
  • Pediatras de cuidados críticos sabem como examinar e tratar as crianças de maneira a colocá-las à vontade.
  • Além disso, especialistas em cuidados intensivos pediátricos usam equipamentos médicos projetados apenas para crianças.
  • Nossas UTIPs são organizadas e decoradas para as crianças e seus familiares.
  • Se o seu pediatra sugere que seu filho receba cuidados de um especialista em cuidados intensivos, você pode ter certeza de que ele irá receber a melhor assistência médica possível.
  • Os especialistas em cuidados pediátricos críticos oferecem uma ampla gama de opções de tratamento, juntamente com grande habilidade em lidar com crianças que estão gravemente doentes ou feridos.


Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual