Adenovírus - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Adenovírus

Adenovírus são um grupo de vírus que normalmente causam doenças respiratórias, como um resfriado comum, a conjuntivite (uma infecção no olho), crupe, bronquite ou pneumonia.

Em crianças, geralmente adenovírus causam infecções no trato respiratório e no trato intestinal. Considere os seguintes fatos sobre adenovírus:

  1. Infecção em crianças pode ocorrer em qualquer idade.
  2. Infecções respiratórias são mais comuns no final do inverno, primavera e início do verão.
  3. Infecções do trato intestinal podem ocorrer a qualquer momento ao longo do ano. Infecções do trato digestivo são mais comuns em crianças com idade inferior a 4 anos.
  4. A maioria das crianças teve alguma forma de infecção nos primeiros 10 anos de vida.

A seguir,as formas mais comuns de adenovírus transmitidos:

Infecções respiratórias
As infecções respiratórias ocorrem quando a criança entra em contato com o vírus. As secreções do trato respiratório podem conter o vírus, e ele também pode sobreviver por muitas horas em objetos inanimados, como maçanetas, superfícies duras e brinquedos.

Infecção do trato intestinal
A transmissão da cepa do vírus digestivo geralmente ocorre por contato fecal-oral. Geralmente, acontece quando não se lavam bem as mãos ou com a ingestão de alimentos ou água contaminados.

A maioria das infecções por adenovírus é leve, com poucos sintomas. No entanto, cada criança pode experimentar sintomas de forma diferente. Infecções respiratórias (os sintomas podem se desenvolver de 2 a 14 dias após a exposição) e infecções do trato intestinal (sintomas podem se desenvolver entre 3 e 10 dias após a exposição). Os sintomas geralmente ocorrem em crianças menores de 4 anos e pode durar de 1 a 2 semanas.

Os sintomas mais comuns do quadro respiratório são febre, tosse, coriza, dor de cabeça e garganta e, no quadro intestinal, febre, diarreia, vômitos e dor de barriga.

Lavar as mãos é importante para evitar a propagação de adenovírus para outros bebês, crianças ou adultos. Se o seu filho está no hospital, os profissionais de saúde vão usar vestimentas especiais de isolamento, como batas e luvas, quando entrarem no quarto da criança.

Tratamento do quadro respiratório:

  1. Aumento da ingestão de líquidos: manter seu filho bem hidratado, por via oral, é importante. Se necessário, um acesso intravenoso pode ser inicicado para dar fluidos e eletrólitos a seu filho.
  2. Broncodilatador: pode ser utilizado para abrir as vias aéreas da criança. Esse medicamento é frequentemente administrado em aerosol, por uma máscara ou um inalador.
  3. Oxigênio suplementar através de uma máscara, tubos nasais ou uma tenda de oxigênio.
  4. Ventilação mecânica: uma criança com quadro grave pode necessitar de ventilação mecânica ou um respirador para facilitar a respiração por um período de tempo.

Tratamento para a infecção intestinal podem incluir:

  1. Reidratação oral: com soro caseiro ou líquidos que ela está acostumada.
  2. Alimentação com alimentos sólidos, se o seu filho for capaz de tolerá-lo.
  3. Algumas crianças podem desenvolver desidratação grave o suficiente para exigir hospitalização.


Tratamento

Pergunte ao seu médico qual é o melhor plano para você. O tratamento dependerá do tipo de infecção que você tem. Opções de tratamento incluem:

Controle dos sintomas

Geralmente, as infecções desaparecem por conta própria. Os passos seguintes podem ajudá-lo a sentir-se mais confortável:
  • Descanse bastante
  • Beba muito líquido
  • Use um umidificador
  • Tome paracetamol ou outros medicamentos sem receita médica
Se você tiver conjuntivite, o médico pode pedir que você coloque compressas quentes. Você também pode usar gotas ou pomadas para os olhos.

Restituição de líquido

Se você sofre de diarréia severa ou vômito que causa desidratação, você deve administrar fluidos através de uma linha intravenosa (IV).

Tratamento médico

Um sistema imunológico fraco ou comprometido pode gerar uma infecção mais grave. Nesse caso, provavelmente será necessário que um médico administre certos medicamentos. Se o seu sistema imunológico está fraco (por exemplo, você tem HIV ou AIDS ou teve um recente transplante de órgão), verifique com seu médico.


Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual