Xixi na cama - Enurese noturna



A enurese primária (ou seja, incontinência urinária sem uma causa) é definida por episódios discretos de incontinência urinária durante o sono em crianças maiores do que 5 anos de idade e que nunca tenham alcançado um período satisfatório de secura noturna, não têm sintomas do trato urinário, e não têm histórico de disfunção da bexiga.

A enurese primária tem uma alta taxa de resolução espontânea (cerca de 15 por cento ao ano). E mais comuns em meninos e parece haver tendência familiar. O tratamento da enurese noturna primária pode envolver uma ou uma combinação de intervenções abordando:

Educação e terapias motivacionais geralmente são usados inicialmente e a intervenção mais ativa quando a criança fica mais velha, e aumentam as pressões sociais, e a auto-estima da criança é afetada.

Aconselhamento sobre incontinência urinária deve ser fornecido a todas as crianças e famílias de crianças com enurese. É importante ressaltar que a enurese não é culpa da criança, e deve oferecer sugestões práticas para reduzir o impacto da incontinência urinária como; incentivar a micção regular durante o dia e pouco antes de ir para a cama, e fornecer orientações sobre o momento e o tipo de ingestão de líquidos.

Terapias Motivacionais:
O famoso calendário onde se colam ou desenham estrelas é geralmente a primeira intervenção para as crianças mais jovens (entre cinco e sete anos) que não molham a cama todas as noites e são maduros o suficiente para aceitar alguma responsabilidade para o tratamento. Se a terapia motivacional não conduzir à melhora após três a seis meses, intervenções ativas podem ser garantidas.

Treinamento da bexiga:
Também conhecido como treinamento de controle de retenção, envolve pedir a criança para segurar sua urina por intervalos sucessivamente mais tempo para aumentar a capacidade da bexiga. Treinamento da bexiga é um componente comum de programas de terapia multimodal. Nós não recomendamos a formação da bexiga no tratamento inicial da enurese noturna.

Tratamentos ativos

  1. A desmopressina é uma intervenção eficaz para enurese noturna em crianças e famílias que desejam tratamento medicamentoso.
  2. Alarmes de enurese são as mais eficazes de terapia a longo prazo e ter poucos efeitos adversos, mas não são muitos comuns no Brasil.
  3. Outros tratamentos medicamentosos podem ser usados a critérios médico.

A desmopressina funciona melhor para as crianças com poliúria noturna e capacidade vesical funcional normal. Pode ser mais eficaz do que um alarme enurese no curto prazo, mas tem uma maior taxa de recaída e é mais caro. Sugerimos desmopressina como a terapia inicial ativa para crianças e famílias que buscam a curto prazo a melhoria da enurese.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Up To Date




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA