Vacina para Haemophilus influenzae TIPO B



A doença:

O Haemophilus influenzae tipo B, ou Hib, é uma bactéria que fica alojada na garganta ou no nariz de crianças. Quando alcança a corrente sanguínea, pode causar doenças como otite, epiglotite, pneumonia e meningite, em crianças menores de cinco anos. A meningite por Hib pode ter conseqüências graves, como lesão cerebral permanente, que ocorre em até 25% dos casos, e está associada a um alto índice de mortalidade. O contágio é feito por gotículas de saliva durante acessos de tosse ou espirros de portadores da bactéria. Houve uma grande queda na incidência da doença depois que a vacinação foi adotada.

A vacina:

A vacina é feita com uma parte da bactéria morta.
Todas as crianças de até cinco anos de idade devem ser vacinadas. O esquema vacinal e o número de doses variam de acordo com a idade de início da aplicação.
A vacina contra Hib pode estar associada às vacinas tríplice, contra a poliomielite e contra a hepatite B, e tem a mesma eficácia que quando aplicada separadamente. Seus efeitos adversos são leves, principalmente dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação e febre baixa.




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA