Tularemia



É uma enfermidade infecciosa aguda de gravidade moderada que pode se manifestar de forma localizada ou sistêmica.

Com maior freqüência assume a forma de uma úlcera indolor no local de penetração do microorganismo, acompanhada de aumento dos gânglios linfáticos regionais (tipo ulceroganglionar). Quando não há úlcera primária, mas apenas gânglios aumentados e dolorosos caracterizam-se o tipo ganglionar.

Dependendo, normalmente, do modo de transmissão, a doença pode assumir outras formas: tipo orofaríngeo (por ingestão), tipo tifóidico (por inalação); tipo óculoganglionar (através do saco conjuntival). O tipo pleuropulmonar pode ocorrer quando bactérias circulantes fixam-se em pulmões e espaços pleurais e não se relaciona necessariamente com a via de introdução do agente patógeno. A pneumonia é uma complicação grave que pode aparecer em qualquer forma clínica e impõe pronto diagnóstico e tratamento. O tratamento é feito com a administração de antibióticos.

A importância epidemiológica da doença decorre da possibilidade de seu agente ser utilizado como arma biológica. No Brasil, não há registro de casos da doença em humanos.

Fonte: Ministério da Saúde




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA