Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)



O TOC é uma ansiedade crônica que provoca pensamentos e rituais repetitivos que a pessoa não pode controlar.

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), que afeta uma estimada em cinqüenta pessoas, muitas vezes surge durante a adolescência.

Pode ser o mais incapacitantes dos transtornos de ansiedade, pois no TOC, a mente atormenta jovens por repetir os mesmos pensamentos angustiantes ou inúteis, chamados obsessões. Estudos de imagem têm revelado que as pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo podem ter um desequilíbrio químico no cérebro.

Não importa quão duro o paciente tenta sintonizar o pensamento, intrusivo indesejado, ela se repete dezenas ou centenas de vezes por dia.

Na obsessão clássica ocorre uma preocupação com a limpeza. Minhas mãos devem estar sujas, para banir este pensamento e com a esperança de impedir que se repita, ele se sente compelido a realizar uma rotina, ou compulsão neste caso, lavar as mãos toda hora.

O ritual, que pode ser meticulosamente elaborado e traz um alívio temporário, mas não o prazer. Se não for realizado exatamente daquela forma ou certo número de vezes, algumas pessoas com TOC podem se tornar extremamente ansiosas e perturbadas. A maioria delas percebe que esses pensamentos e comportamentos são irracionais e alienantes para os outros, então eles escondem seus sintomas, o que, torna-se uma enorme fonte de  tensão.

Esses adolescentes são muitas vezes perseguidos por obsessões e compulsões várias, sendo a mais comum o medo de germes e rituais de limpeza posterior.

Outros exemplos de obsessão / compulsão incluem o pensamento persistente de que você deixou as luzes acesas ou esqueceu-se de trancar uma porta, juntamente com a necessidade de verificá-lo novamente e novamente. Tais atividades sem sentido consomem pelo menos uma hora do dia um paciente de TOC e podem, eventualmente, interferir com sua educação, carreira e vida social.

Sinais de Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Obsessões:

Medo de contaminação
Pensamentos de prejudicar a si próprio ou cometer violência contra os outros

Compulsões:

Lavar as mãos excessivamente
Comportamento de controle (fechaduras, janelas, portas, o fogão, o ferro)
A necessidade de constantemente toque ou reorganizar os objetos
Limpeza da casa excessiva
Acumulação
Contagem incessante, orando, repetindo mentalmente as palavras ou frases
Fazendo infindável série de listas




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA