Tatuagens



Uma das coisas que mais preocupam os pais de adolescentes é o uso de tatuagens e de piercings, uma moda que nos últimos anos vem dominando os jovens atuais, a ponto de ser comum em qualquer lugar ver jovens com vários piercings ou tatuagens pelo corpo.

Adolescentes fazem tatuagens, por razões diferentes. A maioria dos adolescentes faz uma tatuagem porque gosta do jeito que fica o seu novo visual ou se expressar. Algumas fazer uma tatuagem para se sentir como parte de um grupo. Em São Paulo, (a lei 9.828/97 proíbe, que adolescentes com menos de 18 anos façam tatuagens e coloquem piercings) você precisa ter 18 anos ou ter uma autorização dos pais para fazer uma tatuagem.

Antes de decidir, você precisa saber sobre os possíveis riscos à sua saúde. E se você decidir fazer uma tatuagem é importante que seja feito com segurança.

Como ela é feita

A tinta é injetada na pele com uma máquina de tatuagem. Ligados à máquina existem agulhas que se movem para cima e para baixo dentro de um tubo, vibrando de 50 a 3.000 vezes por minuto. Como a pele é perfurada, geralmente há uma quantidade de sangramento e a máquina deve ser parada algumas vezes para limpar o sangue.

Pode levar de 15 minutos a até várias sessões para fazer uma tatuagem, dependendo do tamanho e detalhes da tatuagem. A maioria das pessoas diz que dói para fazer uma tatuagem.

Como fazer com segurança

As regras de segurança devem ser sempre seguidas, e deve incluir as seguintes:

  1. Um estúdio de tatuagem deve ser limpo como um consultório dentário! A área de trabalho deve ser limpa e ter uma boa iluminação.
  2. O equipamento deve ser esterilizado usando uma máquina chamada autoclave.
  3. O artista deve lavar e secar as mãos e usar um par novo de luvas.
  4. Agulhas novas e descartáveis devem ser usadas. Eles devem ser agulhas esterilizadas e descartáveis. Você deve ser capaz de ver o artista abrir o pacote em sua frente.
  5. A tinta deve ser nova também, nunca usada. A tinta nunca deve ser vertida para dentro de frascos para ser reutilizadas.

Riscos

A seguir estão os riscos da tatuagem:

  1. Cicatrizes, quelóides,
  2. Infecções bacterianas da pele
  3. As reações alérgicas a corantes (Os pigmentos usados ??tipicamente não são regulados pelo governo.)
  4. Hepatites B e C, HIV / AIDS, coqueluche e tétano (hepatite B e vacinas contra o tétano estão disponíveis para ajudar a reduzir o seu risco.)
  5. Sangramento
  6. Além disso, se você está descontente com sua tatuagem depois de ter começado ou se mais tarde, se arrepender, fazer uma nova  tatuagem, pode ser um processo doloroso e custar milhares de reais para removê-la

Cuidados com sua tatuagem

Você precisa tomar um cuidado especial com sua nova tatuagem, para que o corante e design para ficar no lugar. Eis algumas maneiras de cuidar de sua tatuagem:

  1. Manter o curativo por 12 a 24 horas, em seguida, lave com água morna e sabão. Todo o sangue e sabão devem ser bem enxaguados.
  2. Aplique uma pomada antibiótica ou loção hidratante sem perfume 3 vezes ao dia, durante uma semana.
  3. Não use vaselinas, álcool ou água oxigenada.
  4. Não expor à luz solar direta, durante 2 semanas.
  5. Evite nadar, banheiras de hidromassagem, banhos demorados, banhos de mar, isto por 3 a 4 semanas.

 Atualizado 30/4/2011
Fonte: Tatuagem e Piercing
(Copyright © 2007 Academia Americana de Pediatria)

Leia mais sobre tatuagem em:

O que você precisa saber sobre tatuagens




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA