Síndromes uso excessivo



Síndromes uso excessivo é uma grande categoria de lesões entre os jovens entusiastas de esportes, são tão sutis que normalmente passam despercebidos no início. Ao longo do tempo, porém, a repetição de danos para a mesma área anatômica pode culminar em bursite, tendinite e outras lesões, como fraturas por estresse.

Lesões por uso excessivo são mais comuns em movimentos repetitivos, como observado na natação, corrida ou dança. Isto está em contraste com lesões agudas, que são mais comuns em contato ou esportes de colisão, como futebol ou de hóquei.

Doença de Osgood-Schlatter (OSD)
Nesta condição, há inflamação do local onde o tendão do músculo da coxa encontra o osso da canela. Adolescentes estão predispostos a lesões nesta área (tubérculo tibial), porque ele ainda está crescendo.

OSD está associada a esportes como basquete, futebol, voleibol, ginástica e patinação.

Os sintomas de inchaço e dor leve ao longo do tubérculo tibial (abaixo do joelho) geralmente desaparecem por conta própria dentro de 1-2 anos, se a condição é reconhecida e devidamente gerenciada. Complicações são limitadas a um trauma localizado.

Dor anterior do joelho
Normalmente, a patela desliza suavemente sobre a extremidade do osso do fêmur ou na coxa. Às vezes, porém, ele muda um pouco e grelhas contra o osso. Um jovem pode achar que é doloroso para se sentar por longos períodos de tempo, como quando andar de carro ou assistindo a um filme.

Doença de Sever
Esta é a inflamação de um ou ambos os ossos do calcanhar , produzindo dor leve. Correr e saltar exacerbar essa condição, visto principalmente no basquete jovens e jogadores de futebol.

Canela dolorosa
Esta lesão comum envolve os músculos e tendões que rodeiam a tíbia, mais conhecido como o osso da canela. A dor pode ser notada nas unidades músculo-tendão da tíbia e uma fratura por estresse dos ossos da perna pode desenvolver. A dor pode melhorar com o repouso da perna, uso de medicamentos para a dor, uma mudança no exercício que está causando a doença e outras medidas.

Síndrome do Compartimento crônica
Os músculos das pernas estão alojados dentro de quatro compartimentos separados. Quando corremos, os músculos se expandem em tamanho e pressão contra o tecido duro exterior que envolve cada compartimento.

A pressão aumentada pode comprimir os vasos sanguíneos, causando dor muscular e nos nervos, levando a formigamento no pé.

Tendinite
Esta condição é uma inflamação dolorosa de um tendão devido à tensão excessiva repetida. Entre as partes do corpo afetadas são os cotovelos (apelidado de "cotovelo de tenista"), joelho ("joelho do saltador é"), parte de trás do calcanhar e tornozelo (tendinite de Aquiles) e do ombro ( tendinite do bíceps ).

Queixas de dor ou rigidez muscular deve ser motivo para levar seu filho ao pediatra imediatamente, para o tratamento adequado e pode prevenir que lesões menores tornem piores ou causar danos permanentes.

Nunca permita que um adolescente praticar algum esporte se estiver com dor.

Apenas uma em onze lesões é classificada como "grave", pela NATA (The National Athletic Trainers’ Association) que define como: qualquer acidente que afaste o atleta por mais de três semanas.

O tratamento básico consiste freqüentemente de "RICE", uma sigla em ingles que vem de repouso, gelo, compressão e elevação. O pediatra pode ainda recomendar um regime de exercícios domiciliares para melhorar a força muscular e flexibilidade.

Consulta com outros especialistas, como médicos de medicina desportiva ou ortopedistas podem ocorrer também.




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA