Segurança para o seu filho: 6 a 12 meses



Nos Estados Unidos centenas de crianças morrem ou procuram os hospitais por causa dos ferimentos,  muitos dos quais poderiam ser evitadas, no Brasil não temos estatísticas seguras.

Na maioria das vezes os pais não imaginam o perigo que as crianças correm ao fazer determinadas ações, eles não ao percebem que as crianças aprendem rapidamente e estão em crescimento. Muitos acidentes acontecem quando as crianças começam a sentar, rolar ou ficar em pé e andar apoiado ou sem apoio.

Quedas

Por causa de novas habilidades de seu filho, ele vai cair com freqüência. Proteja seu filho de uma lesão. Use portões em escadas e portas fechadas para outros ambientes. Instale proteção em todas as janelas acima do primeiro andar. Remover móveis com arestas ou duro da sala onde seu filho brinca.

Não usar andador, pois é uma fonte de acidentes, uma vez que a criança pode andar mas não tem noção do perigo, e pode ter acesso a escadas, rampas podendo cair e fraturar algum membro ou bater a cabeça.

Se seu filho tiver uma queda grave tenha calma e procure um serviço médico para ele ser examinado

Queimaduras

Aos 6 meses a 12 crianças inicia apegar em tudo e levar a boca, por isso, evite carregar seu bebê e líquidos quentes, como café ou alimentos, ao mesmo tempo. O seu bebê pode ficar queimado. Você não pode lidar com os dois! 

NUNCA deixe copos de café quente nas mesas ou nas bordas da pia, além disso, se a criança é deixada para engatinhar ou andar perto de fogões, aquecedores ou outros aparelhos quentes, ele é pode se queimar.

Não deixe crianças na cozinha. Um lugar mais seguro para seu filho enquanto você está cozinhando, comendo, ou incapaz de fornecer toda a sua atenção é o berço ou cercadinho, ou centro de atividades fixas, cadeirão ou bebe conforto. Para proteger seu filho de água quente da torneira, a temperatura mais quente da torneira não deve ser superior a 45 ° C. Em muitos casos, você pode ajustar seu aquecedor de água.

Se seu bebê tiver queimaduras, coloque imediatamente a área queimada em água fria e mantenha por alguns minutos para esfriar. Em seguida, cubra a queimadura com uma bandagem levemente seca ou pano limpo e procure um serviço médico.

Afogamento

Nessa idade a criança adora brincar na água. Esvazie toda a água de uma banheira, balde, ou qualquer recipiente com água imediatamente após o uso. Mantenha a porta do banheiro fechada.

NUNCA deixe uma criança sozinha dentro ou perto de uma banheira, balde de água rasa ou piscina, mesmo por um momento. Afogamento pode acontecer em menos de 10 centímetros de água. Saber nadar não significa que seu filho está seguro dentro ou perto da água. Fique dentro do comprimento de um braço de seu filho quando ele estiver perto da água.

Se você tem uma piscina, agora é a hora de instalar uma cerca que separa a casa da piscina. A piscina deve ser cercada em todos os quatro lados. A maioria das crianças se afogam quando andam para fora de casa e cai em uma piscina que não é cercada. Esteja preparado instalar uma cerca em torno da sua piscina agora, antes que a criança começa a andar!

Envenenamento, asfixia, estrangulamento e sufocamento

Bebês adoram explorar o meio ambiente, colocando tudo e qualquer coisa em suas bocas.

NUNCA deixe pequenos objetos perto do seu filho, mesmo que por um momento.

NUNCA alimentar o bebê com alimentos duros, como cenouras cruas, maçãs, cachorros quentes, as uvas, amendoim , pipoca e. Corte todos os alimentos que você for usar para alimentar o seu bebê em fatias finas para evitar asfixia.

Esteja preparado se o seu bebê começa a sufocar. Pergunte ao seu médico a recomendar os passos que você precisa saber. Aprenda a salvar a vida de uma criança de asfixia. As crianças vão colocar tudo na boca, mesmo que não tenha  gosto bom. Muitas coisas comuns em sua casa podem ser venenosos para o seu filho. Certifique-se de manter os produtos domésticos, tais como produtos de limpeza, produtos químicos e medicamentos, completamente fora do alcance e da vista das crianças.Use trincos de segurança ou fechaduras nas gavetas e armários. Lembre-se que o seu filho pode não compreender ou se lembrar do "não" ao explorar a casa.

Se seu filho comer algo que possa ser venenoso, não provoque vômito e leve imediatamente ao serviço médico mais próximo.

Coloque berço do seu bebê longe das janelas. Cabos de persianas e cortinas podem estrangular o seu filho.

Invólucros de plástico e sacos se colocados sobre a boca e o nariz pode sufocar a criança. Mantê-los longe de seu filho.

Lembre-se da cadeirinha de segurança para seu carro

 Nos últimos meses o assunto de prevenção de acidentes com crianças e o uso das cadeirinhas foi amplamente discutido pelo início da obrigatoriedade do uso de assento de segurança por crianças nas várias idades, uma lei que deverá salvar muitas vidas.

Acidentes de carro são uma grande ameaça para a saúde e a vida das crianças. A maioria das lesões e mortes por acidentes de carro pode ser prevenida através da utilização de cadeiras de segurança automóvel. 

Seu filho, além de estar muito mais seguro em um assento de segurança do carro, vai se comportar melhor, fazendo com que o motorista prestar atenção à sua condução. 

Certifique-se que o assento do seu bebê segurança do carro está instalado corretamente. Leia e siga as instruções que vêm com o assento de segurança do carro e as seções no manual dos proprietários do seu carro sobre o uso de assentos de segurança do carro corretamente. 

Todas as crianças e bebês devem viajar em um assento de trás para a frente do carro de segurança até aos 2 anos de idade ou até que atinjam o maior peso ou altura permitidos pela fabricante de sua cadeira de segurança automóvel.

Um assento de segurança voltado para trás do carro nunca deve ser colocado na frente de um banco com air bag.

O lugar mais seguro para todos os lactentes e crianças de passeio é no banco de trás.

Não deixe a criança sozinha no carro. Manter os veículos e suas portas bloqueadas. As crianças que são deixadas em um carro podem morrer de insolação porque a temperatura pode atingir níveis letais em poucos minutos.

 
Autor: Dr José Luiz Setúbal
Data: 9/4/2011
Fonte:
Fonte TIPP-O Injury Prevention Program (Copyright © 1994 American Academy of Pediatrics, revista 11/03)




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA