Sapinho ou Candidíases



É uma micoses aguda ou crônica da pele, membranas mucosas e ocasionalmente órgãos internos. A espécie mais comum envolvida nestes quadros é a Candida albicans.

Existem fatores que predispõe a infecção por cândida, dentre eles, diabetes, síndrome de Down, leucemias, uso de antibióticos sistêmicos, corticóides e imunossupressores. Neonatos são fisiologicamente suscetíveis a candidíase, principalmente oral.

A candidíase oral (sapinho) é adquirida pelo neonato durante o parto, através da passagem pelo canal vaginal.

O quadro clínico se caracteriza pela presença de placas esbranquiçadas, friáveis, sobre base inflamatória, em toda cavidade oral, língua e palato.

O tratamento consiste na limpeza e remoção das lesões com solução de nistatina.

A candidiase cutânea ocorre preferencialmente em áreas de dobras (virilhas, períneo, interglúteo e espaços interdigitais) em função da umidade e calor locais.

 No período neonatal, podem ocorrer duas formas de candidíase: uma forma congênita, em que as lesões estão presentes ao nascimento ou nos primeiros dias de vida e uma forma cutânea do neonato, que surge mais tardiamente.

A forma congênita é adquirida intra-uterinamente, enquanto a última ocorre após a passagem pelo canal de parto

Em geral evolui bem, sem sintomas constitucionais. No entanto, deve-se estar atento aos pacientes prematuros ou com outros quadros associados para uma eventual disseminação sistêmica do quadro.

Na candidíase de início mais tardio, as lesões acometem a região perineal, genital, suprapúbica e coxas. Classicamente a pele da região envolvida apresenta eritema vivo e pústulas na borda da lesão, com lesões satélites.

O tratamento tópico geralmente é suficiente nas candidiases cutâneas não complicadas.

 

Autor: Dra. Márcia Regina Monteiro

Fonte: Baseado no texto do autor no:

Manual de Urgências e Emergências em Pediatria.

Hospital Infantil Sabará – Ed. Sarvier




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA