Sangramentos nasais em crianças



 

Sangramentos nasais em crianças pode ser muito assustador, tanto para os pais e filhos, embora eles não são geralmente uma preocupação médica séria, hemorragias eu testemunhei isso em primeira mão, quando meu filho de 12 meses de idade bateu o nariz no chão e começou a chorar. Eu rapidamente o examinei e disse à minha mulher que iria ficar bem. Apenas quando todos começaram a acalmar, seu nariz começou a sangrar. "Ele está sangrando", minha esposa chorou. "Nós temos que levá-lo ao médico!". Como se vê, ”em casa de ferreiro, espeto de pau”

O que provoca hemorragias nasais? 

O interior do nosso nariz é revestido por mucosa, o mesmo tecido úmido que a nossa boca assim como todo o aparelho respiratório. O fluxo de ar constante em torno dessa mucosa pode irritá-lo, ressecando e propiciando sangramentos. Considerando o fato de que nós respiramos pelo nariz todos os dias e o dia inteiro, é bastante notável que nem todo mundo tenha hemorragias nasais constantemente. Incrível ou não, um ressecamento da mucosa nasal é a causa de quase todas as hemorragias nasais.

O que eu faço logo após uma hemorragia nasal começa?

Depois de uma hemorragia nasal começar, um monte de pais vai pegar um bloco de gelo, toalha fria, ou começar a apertar a parte (osso) superior do nariz da criança para tentar parar o sangramento, mas nenhuma dessas coisas é útil. Também não é uma boa idéia colocar toalhas de papel dentro do nariz sangrando. A melhor coisa a fazer é ter seu filho inclinar para frente e deixar o sangue escorrer de seu nariz em uma toalha. Isso não vai parar o sangramento, mas é melhor para o sangue a correr para fora do que correr o fundo da garganta.

Para parar o sangramento, o que você precisa é aplicar uma leve pressão no local onde o sangramento está acontecendo, que é geralmente na parte inferior (cartilagem) do nariz abaixo do osso nasal. Tenha em mente que o objetivo não é simplesmente apertar as aberturas do nariz, mas sim aplicar pressão sobre o vaso sangrante dentro do nariz. Sinta onde o osso termina e aperte levemente o nariz inteiro entre o polegar e o dedo indicador. Quando feito corretamente, em 95 por cento dos casos deve ser suficiente para parar o sangramento. 

 Contanto que você mantenha a pressão sobre o nariz inteiro, não vai sangrar. O problema é que quando o nariz é comprimido a criança tem de respirar pela boca. E porque seu nariz está fechado, respirando exclusivamente através da boca vai se sentir estranho para ela. (Se você não acredita em mim, tente tapar o nariz e respirar pela boca durante apenas alguns minutos, é uma sensação estranha.). A criança pode queixar-se de estalos nos ouvidos ou a boca seca, mas avise-a que se você soltar, em breve, o sangramento vai começar de novo.

Segure a parte inferior do nariz fechado por pelo menos cinco minutos, e na maioria dos casos este será tempo suficiente para formar o coágulo de sangue. Pais com crianças mais jovens devem apertar o nariz para elas, mas as crianças mais velhas podem ser ensinadas a manter a pressão. Esta pode ser uma grande ajuda na gestão de uma hemorragia nasal na escola ou em outro ambiente onde é um problema social.

 Se o nariz continua a sangrar, você provavelmente deve procurar ajuda médica. Ligue para o seu pediatra ou vá para uma Emergência Pediátrica. 

Mesmo pais preparados podem entrar em pânico quando uma criança começa a sangrar. É uma resposta bastante natural, mas na maioria dos casos é uma reação que raramente ajuda-nos a superar estes problemas menores da vida. Se seu filho tiver uma hemorragia nasal, fique calma respire fundo e lembre-se provavelmente não é nada grave e que provavelmente irá parar em breve.

Crianças com distúrbios hemorrágicos como alteração de plaquetas, e outros tipos de problemas no sangue e são raros.

Autor: José Luiz Setubal




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA