Prevenção da cárie dentária em crianças



Dez dicas para prevenir a cárie dentária:

  1. Cuide bem de sua própria saúde oral
  2. Cuidar bem dos dentes do seu bebê.
  3. Do nascimento até os 12 meses. Mantenha a boca limpa do seu bebê com cuidado limpando a gengiva do bebê com um pano limpo. Depois de ver os primeiros dentes, escove delicadamente usando uma escova de dente própria para bebê e água. Pergunte ao médico do seu filho ou dentista a respeito de flúor.
  4. De 12 a 24 meses. Escove os dentes do seu filho pelo menos 2 vezes ao dia. Se o médico de seu filho ou dentista recomenda creme dental com flúor, usar apenas um pouco de creme para crianças menores de 2 anos. Os melhores horários para escova é após café da manhã e antes de dormir.
  5. Nunca coloque seu filho para a cama com uma mamadeira ou comida. Isto não só expor os dentes do seu filho para açúcares, mas também pode colocar seu filho em risco para infecções de ouvido e asfixia.
  6. Verifique se a sua água é fluoretada. Se a água da torneira vem de um poço. Se a água da torneira não tem quantidade suficiente de flúor, médico do seu filho ou dentista irá prescrever um suplemento de flúor adequado.
  7. Ensine seu filho a beber de um copo normal o mais rapidamente possível, de preferência por 12 a 15 meses de idade. Beber de um copo é menos provável que o líquido se fixe ao redor dos dentes.
  8. Se o seu filho deve usar uma mamadeira ou copo com canudinho por longos períodos, preenchê-lo somente com água. Durante passeios de carro, oferecem apenas água, se seu filho está com sede.
  9. Não ofereça alimentos doces ou pegajosos, como doces, gomas, chicletes, biscoitos, frutas. O açúcar também está presente nos alimentos como biscoitos salgados e batatas fritas. Ensine seu filho a usar sua língua para limpar os alimentos dos dentes.
  10. Sirva o suco somente durante as refeições e limitá-lo a 200 ml por dia. Além disso, o suco não é recomendado para bebês menores de 6 meses.

Marcar uma consulta de seu filho com um  dentista antes da idade de 1 ano, se você tiver algum dúvida ou precisar de mais informações.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte:” How to Prevent Tooth Decay in Your Baby's Teeth “
(Copyright © 2007 American Academy of Pediatrics, Updated 4/10)

Leia mais sobre cárie em:

A vilã chamada cárie




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA