O que é fimose e parafimose?



Fimose é uma constrição da abertura do prepúcio de modo que não pode ser atraído de volta sobre a ponta do pênis.

Esta condição é uma ocorrência normal no menino recém-nascido, mas com o tempo, a pele que adere à ponta do pênis pode ser recolhida como o prepúcio solta. 
Aos 17 anos, 99 por cento dos homens será capaz de retrair completamente o seu prepúcio.

Fimose também pode ocorrer se o prepúcio é forçado a voltar antes que esteja pronto. Isto pode causar uma cicatriz fibrosa a se formar, o que pode impedir a retração futuro do prepúcio.

Parafimose ocorre quando o prepúcio é retraído atrás da corona (ou coroa) do pênis e não pode ser devolvido para a posição anterior ou normal.. Isto pode causar o aprisionamento do pênis, prejudicando a drenagem do sangue, e podem ser graves.

A seguir estão os sintomas mais comuns de fimose e parafimose. No entanto, cada criança pode experimentar sintomas de forma diferente. Os sintomas podem incluir:

Fimose:

  1. Abaulamento do prepúcio durante a micção
  2. Incapacidade de retrair o prepúcio completamente por 3 anos (em algumas crianças este processo pode demorar mais)

Parafimose:

  1. Inchaço da ponta do pênis como o prepúcio é retraído ou puxado para trás
  2. Dor
  3. Incapacidade de retrair o prepúcio sobre a ponta do pênis
  4. Descoloração, qualquer cor vermelha escura ou azulada da ponta do pênis

Tratamento para fimose repetida pode envolver a aplicação de um creme esteróide para o prepúcio até três vezes por dia durante cerca de um mês para soltar o anel adesivo. Se a criança tem inchaço do prepúcio durante a micção após a idade de 10, uma circuncisão (remoção cirúrgica de todo ou parte do prepúcio) pode ser recomendada.

Tratamento para parafimose pode envolver lubrificação do prepúcio e ponta do pênis e, em seguida, apertando suavemente a ponta do pênis, puxando o prepúcio para frente. Se esta é ineficaz, uma pequena incisão para aliviar a tensão pode ser realizada. Uma circuncisão de emergência (remoção cirúrgica de todo ou parte do prepúcio) pode ser recomendada.

Leia mais sobre fimose em:

A polêmica em torno da circuncisão




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA