Mononucleose Infecciosa



Mononucleose Infecciosa é classicamente caracterizada por febre, faringite, linfadenopatia (gânglios ou íngua), fadiga e. Outros achados podem incluir aumento do baço e manchas vermelhas no palato(? céu da boca″).é causada pelo vírus Epstein-Barr.

Os sintomas em crianças geralmente são subclínicos e só 10% delas apresentam a tráde clássica. A transmissão se dá pelo ar, pelas secreções (principalmente a saliva, daí o nome de "doença do beijo") e o vírus não é considerados dos mais contagiosos.

As complicações são raras e incluem ruptura do baço e obstrução das vias aéreas. As manchas vermelhas como na urticária ou erupção cutânea petequial (manchas sanguínea bem pequenas) pode ser visto ocasionalmente. Erupção cutânea é mais freqüente após a administração de ampicilina ou amoxicilina.

Os achados laboratoriais comuns incluem um aumento de linfócitos com muitos linfócitos atípicos, e outras alterações laboratoriais como pesquisa do vírus de Epstein-Barr.

O tratamento é feito basicamente com sintomáticos para febre e dor, uma dieta leve com muito líquido e repouso.O uso de antibiótico, antiviral ou cortisona só com orientação médica e em geral nos caso com complicações. A doença dura de 1 a 2 semanas. Para os atletas que planejam retomar sua atividade, pode fazer gradualmente reiniciando três semanas do início dos sintomas. Para esportes de contato físico intenso ou atividades associadas com a pressão intra-abdominal, sugerimos esperando um mínimo de quatro semanas após o início da sintomatologia.

Autor: Dr José Luiz Setúbal
Fonte: Up to date (Infectious mononucleosis in adults and adolescents)




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA