Infecção por Giárdia



 

Giardíase é o nome dá a infecções causadas por um parasita microscópico chamado Giárdia. Este organismo pode ser encontrado nas fezes de um indivíduo infectado, e pode ser transmitida por pessoa para pessoa de contato em locais como creches e entre os membros da família que não lavaram as mãos após usar o banheiro ou trocar fraldas. A Giárdia também pode estar presentes em alimentos e água contaminados e é um risco para os locais onde a água não é tratada como dos córregos, poços etc.

A maioria das crianças com Giárdia não tem sintomas, mas outros podem apresentar dor abdominal e diarréia,. Eles também podem ter excesso de gases e pode ter falta de apetite, levando a perda de peso, febre, o que é incomum. Mais freqüentemente, os sintomas começam 7 a 14 dias após a exposição à Giárdia e pode durar, sem tratamento, cerca de 4 a 6 semanas.

Uma amostra de fezes do seu filho precisa ser examinada para constatar a presença de G lambia.

Para manter seu filho bem hidratado, ela deve beber bastante líquidos recomendados pelo seu pediatra, como soluções orais caseiras de reidratarão. Seu médico também pode prescrever medicamentos de que curam a maioria dos casos.

Quando uma criança freqüenta uma creche ou berçário, os pais devem certificar-se dos membros do pessoal boas práticas de higiene e incentivar as crianças a lavar as mãos freqüentemente com sabão e água morna. Os brinquedos que uma criança coloca na boca devem ser lavados e desinfetados antes de outro jovem brinca com eles. É uma boa idéia para lavar e descascar frutas e legumes crus antes de serem comidos.

As crianças devem evitar beber água não tratada dos córregos, lagos, rios e lagoas e poços. Tome água engarrafada ou fervida, filtrada ou tratada com comprimidos químicos antes de beber.




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA