Hematúria na infância



Define-se hematúria como a presença de quantidades anormais de hemácias (glóbulos vermelhos) na urina. No nosso serviço, considera-se hematúria a presença de mais de 10.000 hemácias/ml.

A hematúria pode ser macro ou microscópica:

  1.  A macroscópica quando a urina apresenta coloração marrom ou avermelhada e é um achado relativamente raro na infância.
  2. A microscópica somente é percebida após elaboração do exame de urina.

 No caso de hematúria microscópica assintomática e isolada (observada somente através do exame de urina), alguns autores preferem diagnosticar hematúria quando o exame de urina encontra-se alterado em 3 determinações consecutivas, com intervalos de uma semana.

Uma das primeiras etapas na avaliação do paciente com hematúria é tentar distinguir entre sangramento de origem glomerular e extra-glomerular. O grau de sangramento (macroscópico x microscópico) não é útil nesta distinção, mas uma avaliação cuidadosa da urina, juntamente com história e exame físico detalhados, pode ajudar no estabelecimento do diagnóstico correto. A importância desta distinção é que a investigação do sangramento de origem glomerular ou extra-glomerular é extremamente diferente.

Exames laboratoriais a serem realizados para hematúria, dependendo de informações obtidas à anamnese e ao exame físico: Urina tipo I, hemograma, uréia e creatinina séricas, eletrólitos, cálcio, fósforo, proteína total, albumina, ácido úrico, e glicose sanguínea, proteinúria de 24 horas, relação proteína/creatinina, ultrassonografia renal, dosagem de complementos. Outros exames podem ser solicitados, frente à suspeita direta de um quadro específico.

O tratamento e acompanhamento irá depender dos exames e do estado clínico da criança.

Autoras: Dra. Maria Cristina de Andrade; Dra. Ana Paula Brecheret; Dra. Anelise Del Vecchio Gessullo
Fonte: Baseado no texto do autor no livro:
Manual de Urgências e Emergências em Pediatria.
Hospital Infantil Sabará – Ed. Sarvier




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA