Gripe



Os sintomas das gripes são semelhantes aos dos resfriados, mas normalmente mais acentuados. Além da febre mais alta, da tosse, da coriza, pode haver vômitos, mal estar, dores pelo corpo e dor de garganta.

O tratamento também, neste caso, é feito com sintomáticos, e muitas vezes, é necessário repouso na cama e uma dieta mais leve. Na gripe deve ser evitado o uso de aspirina (AAS, Aspirina, Melhoral, etc.), pois existe relação entre o uso do remédio em gripes e uma doença muito grave que acomete o cérebro e o fígado, chamada Síndrome de Reye.

Existem três vírus que causam a gripe, as vacinas para sua prevenção são seguras e oferecem boa proteção contra a doença. Elas são indicadas para crianças com problemas respiratórios (bronquite, asma, quadros anteriores de pneumonias), doenças cardíacas, doenças crônicas e nas casas onde existam familiares com problemas de saúde que possam piorar com a gripe. Com as mudanças nas cepas (populações diversas) dos vírus, a vacina deve ser dada todos os anos, no principio do outono.

O pediatra deve ser procurado, quando houver dificuldade para respirar, cor azulada dos lábios ou unhas, tosse persistente, dores de ouvido, peito ou garganta, febre persistente ou que volta a aparecer após 4 ou 5 dias do início do quadro.

Leia mais sobre em:

O que você precisa saber sobre a gripe



Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA