Fígado



 

O fígado está localizado na porção superior direita da cavidade abdominal do seu filho, abaixo do diafragma e na parte superior do estômago, rim direito e intestinos.

O fígado é composto por dois lóbulos principais, os quais são compostos de milhares de lóbulos.

Estes lóbulos estão ligados a pequenos dutos que conectam com dutos de maior para finalmente formar o ducto hepático. O ducto hepático transporta bile produzida pelas células do fígado para a vesícula biliar e duodeno, o que ajuda a quebrar as gorduras, preparando-os para a digestão e absorção mais.

Todo o sangue que sai do estômago e dos intestinos passa pelo fígado. O fígado processa o sangue e rompe os nutrientes e drogas no sangue em formas que são mais fáceis de usar para o resto do corpo.

A icterícia é uma condição que torna a pele de um bebê e a parte branca dos olhos ficam amarelas. Icterícia ocorre quando há um acúmulo de uma substância chamada amarelo acastanhado de bilirrubina no sangue de um bebê.

Mais da metade de todos os recém-nascidos desenvolvem algum nível de icterícia durante a sua primeira semana. Prematuros são mais propensos a desenvolver icterícia. A coloração de bilirrubina causa a pele do bebê e parte branca dos olhos para olhar amarelo.

O momento em que a icterícia aparece pela primeira vez em um bebê ajuda a diagnosticá-la.

Geralmente é uma condição temporária, mas pode ser um sinal de uma doença mais grave.

Reconhecimento e tratamento precoces são importantes para manter a bilirrubina de subir a níveis perigosos.




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA