Eczema Atópico



 

Eczema é um problema comum da pele que é descrito como uma coceira que causa manchas vermelhas. É também chamado de dermatite atópica.  Qualquer pessoa pode ter eczema, mas é mais comum na faixa que vai de um recém nascido até um jovem adulto.

Quem contrai eczema?

Dez a 20% das crianças e um a 3% dos adultos desenvolvem dermatite atópica da forma mais comum.

Eczema é, em número de casos, o primeiro problema que dermatologista mais trata em seu consultório.

Os sintomas podem aparecer de repente, bem como podem melhorar de uma hora para outra. Às vezes os sintomas podem se apresentar de forma mais grave, são as chamadas exacerbações ou fortes irritações que coçam muito e podem levar a infecções.

Não é incomum a pele melhorar e até clarear completamente, o que é chamado de remissão do quadro.

Muitas crianças terão eczema até os 4 anos algumas desenvolverão os sintomas quando jovem adultos, a pele desses jovens adultos permanecerá seca e sensível. Poucos terão problemas de eczema para o resto de suas vidas.

O eczema frequentemente é recorrente em membros da mesma família que tenham este problema ou outros quadros alérgicos como asma e febre do feno. Tais problemas não são contagiosos.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mudam de criança para criança, porém os mais comuns são pele seca, vermelha, com erupções e coceira. Essa erupção pode ser úmida ou bem seca.

Eczema pode aparecer em qualquer lugar do corpo ou ficar limitado a uma determinada área do corpo. Em bebes a erupção aparece frequentemente na face ou no couro cabeludo. Em adolescentes e jovens adultos, nos pés e mãos.

Como prevenir erupções?

Uma das providências mais eficazes para prevenir erupções é cuidar da pele antes que elas apareçam!

Lembre seu filho de não coçar a pele. Coçar uma pequena erupção pode piorá-la e infeccioná-la. Lembre que quanto mais se coça mais a coceira aumenta. Mantenha a unha de seu filho curta e lixada. Tente fazê-lo esquecer da coceira.

Mantenha a pele da criança hidratada.

Hidratação deve fazer parte do tratamento do seu filho se sua pele for seca.

Utilize hidratantes sem fragrâncias.

Depois do banho, seque com uma toalha macia, sem esfregar a pele do bebe ou da criança, em seguida aplique o hidratante na pele ainda levemente úmida.

Aplique hidratante pelo menos duas vezes ao dia. Se necessário aplique mais de duas vezes.

Evite produtos irritantes!

Pessoas que são sensíveis a tecidos ecológicos ou sintéticos bem como a produtos químicos contidos em sabões e detergentes devem tomar os seguintes cuidados

Vestir roupas de algodão puro (100%)

Utilizar produtos para o cuidado com o corpo e produtos de limpeza, sem fragrância e leves.

Tomar banhos curtos com temperatura morna.

Utilizar detergente para lavar a roupa sem corantes ou perfumes.

Enxaguar a roupa lavada duas vezes para remover qualquer resíduo de detergente que tenha ficado.

Pergunte ao  médico do seu filho :

Qual pode ser a causa da alergia do seu filho?

Ás vezes, a alergia, como as de alimentos, animais domésticos, polens e ácaros da poeira, pode desencadear ou fazer piorar a erupção. Se o eczema de seu filho se forma por uma alergia desse tipo, é importante evitar o disparador do eczema, se possível.

Existem outros desencadeadores?

Outras coisas que podem acionar manchas vermelhas incluem superaquecimento da água do banho ou do ar sudorese e estresse.

 

Uso de medicamentos

 

Seu pediatra pode recomendar medicamentos para ajudar seu filho a se sentir melhor e para ajudar a manter os sintomas sob controle. O tipo de medicamento recomendado dependerá da gravidade do eczema e da localização dele no corpo.

O medicamento pode ser dado em duas formas: aplicado na pele (tópico) ou tomado por via oral (via oral). Os tópicos são disponibilizados como cremes ou pomadas, os orais são disponibilizados na forma de comprimido ou líquido.

 

Os medicamentos que só um médico pode receitar são chamados de medicamentos de prescrição. Existem medicamentos que estão disponíveis sem receita médica. Isso não significa tais medicamentos são inofensivos. Assim como um remédio de prescrição, aquele que adquirimos sem receita médica na farmácia pode ser bastante perigoso para uma criança se não for tomado da maneira correta. Antes de dar ao seu filho qualquer medicamento certifique-se de como pode ser usado. Converse com seu pediatra se tiver qualquer questão ou preocupação sobre o remédio a ser dado ao seu filho.

 

Medicamentos Prescritos

Corticóides tópicos - usados para reduzir a inflamação e parar a coceira. Os efeitos colaterais são: estrias, acne e diminuição da espessura da pele (adelgaçamento da pele). Esses efeitos podem ocorrer se o medicamento não for usado como recomendado, ou se utilizado por longos períodos.

 

Imunomoduladores tópicos - utilizados para reduzir a inflamação e parar a coceira. Eles são uma nova classe de medicamentos e tem mostrado ser eficientes em estudos feitos em crianças com mais de dois anos.

 

Antistamínicos orais - Existem vários tipos de antistamínicos que podem ser eficazes, aliviando a coceira.

Os antibióticos orais podem ser prescritos se houver infecção secundária.

 

Corticóides por via oral - raramente recomendado, especialmente para crianças pequenas porque existem muitos riscos à saúde. Além disso, há frequentemente reincidência de erupções após os pacientes parar de tomá-los.




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA