Comunicação interatrial (CIA)



 

Uma comunicação interatrial (CIA) é um defeito congênito no coração (o que significa que um bebê nasce com ele) em que a parede que separa as câmaras do bebê coração superior, ou os átrios, não fecha completamente.

Defeitos septais atriais ocorrem em 5 a 10 por cento de todas as crianças nascem com um defeito cardíaco congênito. As meninas têm defeitos septais atriais duas vezes mais que os meninos.

Defeitos pequenos ou de médio porte pode não produzir quaisquer sintomas em crianças. Alguns sintomas que podem ocorrer incluem:

1-          Dificuldade em respirar (dispnéia)

2-          Infecções respiratórias freqüentes

3-          Falta de ar

Durante as primeiras oito semanas de desenvolvimento fetal, que se forma o coração. Ele começa como um tubo oco, então se formam as câmaras dentro deste tubo que, eventualmente, tornar-se as paredes que dividem o lado direito do coração da esquerda. Defeitos septais atriais ocorrem quando o processo de particionamento não for concluído, deixando uma abertura no septo atrial.

A maioria dos defeitos septais atriais não são genéticos. Em vez disso, elas ocorrem por acaso, sem nenhuma razão clara para o seu desenvolvimento.

Uma comunicação interatrial permite sangue rico em oxigênio (vermelho) para passar do átrio esquerdo através da abertura no septo, e depois misturar com sangue pobre em oxigênio (azul) no átrio direito. Uma criança com um ASD é um risco aumentado para o desenvolvimento de uma série de complicações, incluindo:

1-          Fibrilação atrial

2-          Insuficiência cardíaca

3-          Circulação pulmonar aumentada

4-          Hipertensão pulmonar

O diagnóstico e tratamento são clinico, com a presença de um sopro. Pode ser complementado com ecocardiograma e acompanhado.

O tratamento cirúrgico pode ser:

Cateterismo cardíaco.

Isto pode ser recomendável em casos graves.

Ele requer uma pequena incisão, evitando a necessidade de cirurgia de coração aberto.

Reparação cirúrgica

Pode ser opção se o seu filho não pode fazer um cateterismo cardíaco. Cirurgiões irão corrigir o buraco na parede.

Seu filho vai ser conectado a uma máquina de circulação extracorpórea, que irá fazer o trabalho do coração durante a cirurgia.




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA