Como retirar e armazenar o leite materno



 

Algumas vezes se torna necessário a retirada de leite materno para dar ao bebê ou simplesmente para armazená-lo.

Isto pode ser feito de diferentes maneiras, desde a ordenha manual, com a compressão da mama suavemente de cima para baixo e armazenado o leite num recipiente limpo. Lembre-se de limpar bem a mama e as mãos antes de iniciar o processo.

O que é uma bomba de mama? 

Uma bomba de mama é um dispositivo que pode bombear o leite para fora dos seios de uma mulher. O leite materno pode ser coletado, armazenado e oferecido para seu bebê mais tarde.

Seu bebê precisa ficar no hospital após o nascimento, pois nasceu cedo demais ou está doente

Ela não pode ser com seu bebê o tempo todo por causa do trabalho, viagens, ou por outras razões

Os diferentes tipos de bombas de mama incluem:

1)          Bombas elétricas que são usados em hospitais - Estas bombas de mama são poderosas e coletam o leite materno o mais rápido. Eles são freqüentemente usados por mulheres cujos bebês precisam ficar no hospital após o nascimento. Você também podem alugar estes tipos de bombas para usar em casa.

2)          Bombas elétricas caseira - Estas bombas de mama são menores do que as bombas hospitalares e podem coletar rapidamente do leite materno, mas geralmente não tão rápido como bombas hospital. Bombas pessoais podem vir em uma maleta. O que facilita a coleta no trabalho.

3)          Bombas mauais - Estas bombas coletam o leite materno mais lentamente do que as elétricas.  Elas podem ser adequadas para as mulheres que precisam de bomba de leite materno só de vez em quando.

 

 Cada bomba de mama terá sua própria orientação impressa, mas para todas as bombas de mama, é importante:

1)          Lave as mãos com água e sabão antes de bombeamento.

2)           Você não tem que lavar os seios ou mamilos.

3)           Certifique-se que as peças da bomba e os recipientes para armazenar leite materno estão limpos.

4)          Certifique-se que as peças em forma de cone que se encaixam sobre os seios são do tamanho certo. Seus mamilos não devem esfregar contra a parte do túnel dessas peças.

5)          Antes de uma bomba de mama poder coletar o leite materno, verifique se o leite flui pelo mamilo. Normalmente, isto acontece, mas se isso não acontecer, você pode tentar as seguintes coisas:

a)          Massageie seus seios suavemente antes de bomba

b)          Coloque um pano quente e úmido em seus seios antes de bomba

c)           Faça isto em um quarto isolado e silencioso

 

Você pode armazenar o leite materno bombeado em lugares diferentes e para diferentes quantidades de tempo. O leite materno pode ser armazenado:

Em temperatura ambiente por até 4 horas

Na geladeira por até 3 dias

No congelador por até 3 meses

Você pode armazenar o leite materno em um vidro limpo ou garrafas de plástico. Pode ser útil para armazenar o leite materno em pequenas quantidades. Você deve também escrever a data em que o leite foi bombeado no recipiente. Dessa forma, você pode usar o mais antigo primeiro.

Certifique-se de aquecer o leite materno (congelado ou esfriado)  lentamente. Não descongele ou aquecer o leite materno, colocando-o no microondas. Em vez disso, encha uma panela ou recipiente com água morna e colocar a garrafa nele. 

Certifique-se de testar a temperatura do leite antes de oferecê-lo para o seu bebê. O leite deve ser morno ou à temperatura ambiente para oferecer ao bebê.

Como faço para utilizar a bomba no trabalho?  

Converse com as pessoas que trabalham com você para saber quando e onde você pode bombear.  Seu trabalho também precisa dar-lhe um lugar privado onde você pode bombear e um local para armazenamento do leite.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA