Como escolher um Pediatra



A preocupação de todos os pais deveria ser a de ter um médico que cuide de seu filho, que saiba orientar a família, pois ele o acompanhará dos primeiros dias até se tornar um adulto.

No Brasil, os médicos que acompanham as crianças, são os pediatras. Que são médicos que após o término dos 6 anos da escola de medicina faz uma residência ou uma especialização em pediatria, e estará apto a ser um pediatra geral, com noções das especialidades pediátricas,  de neonatologia , de UTI e de emergências.

Esta especialização ocorre durante a residência médica e ou em algum curso com estágios práticos e teóricos, e terá uma duração de pelo menos 2 anos. Se quiser fazer uma especialização dentro da pediatria, deverá fazer mais 2 a 4 anos de uma especialidade ) endócrino, cardiologia, intesivismo, socorrista, etc).Para as carreiras cirúrgicas, o caminho é outro mas terá mais ou menos a mesma duração.

Para o exercício da medicina o médico deverá estar registrado no Conselho Regional de Medicina, (CREMESP no caso de SP http://www.cremesp.org.br/) e o título de especialista é dado pela Sociedade Brasileira de Pediatria ou alguma de suas filiadas (http://www.spsp.org.br Sociedade de pediatria de São Paulo ) ou as sociedades que tem especialidades pediátricas.

O melhor médico para atender seu filho é um Pediatra com título emitido pela sociedade de pediatria e que esteja devidamente credenciado pelo conselho regional de medicina.

Em geral, o meio mais fácil e comum de escolher o pediatra é através de uma indicação de familiares, amigos ou conhecidos, mas existe algumas dicas de como escolher este pediatra.

Há outras boas fontes de nomes de pediatras qualificados:
Sociedade Brasileira de Pediatria                    http://www.spsp.org.br
Sociedade de pediatria de São Paulo              http://www.spsp.org.br
Conselho Regional de Medicina de São Paulo   http://www.cremesp.org.br/
Nestes locais poderá conseguir informações sobre os médicos que estão aptos a exercer a medicina e são especialistas em Pediatria, Para especialidades busque nas sociedades específicas.

Entrevista com os pediatras
Com uma lista de médicos em mãos, ligue para o consultório de cada um. Explique que você está procurando um pediatra para seu filho, gostaria de informações  sobre o médico e da sua formação, bem como os procedimentos gerais do escritório.. Aqui estão algumas informações-chave que você pode obter informações sobre e considerar durante este primeiro encontro:

FORMAÇÃO:

Qual escola fez o médico
Residência médica aonde ?
Pós-graduação?
Tem outros títulos?

COMO TRABALHA

Atende em algum hospital
Atende o paciente se este for internado
Atende em maternidades
Trabalha com planos de saúde
Como faz quando sai de férias ou em finais de semana
Faz vacinas no consultório

CONSULTÓRIO

O consultório do pediatra está convenientemente localizado?
É facilmente acessível por carro ou transporte público?
Suas  horas de expediente são conveniente para o seu próprio horário?
Qual é a política do médico no atender e retornar telefonemas?
Há uma enfermeira do escritório que podem responder a perguntas de rotina?
É o médico ligado a prática de grupo com outros médicos? (clínica)
Existe outro médico para cobrir o médico às vezes?
Quem lida com chamadas de telefone quando o escritório está fechado ou durante as férias?

Outras avaliações devem ser observadas:

Você sentiu um interesse genuíno  do  médico pelos problemas de seu filho?

Pareceu a você que  tanto o médico como o pessoal do consultório foi amigável e cortês? Será que eles demonstram compaixão e paciência? Ou você se sente apressado no escritório, como se o médico está ansioso para ir para o próximo paciente?

Como são as visitas de doenças agudas a serem tratadas? Você pode fazer uma consulta no curto prazo se o seu filho precisa ver o pediatra por causa de uma dor de garganta ou uma infecção, por exemplo?

O médico sabe se comunicar com clareza, usando a linguagem do leigo (não jargão médico) para explicar as doenças e tratamentos, e o médico faz um esforço para assegurar que todas as suas perguntas são respondidas?

Quais são as taxas usuais do médico para as visitas doente, exames de rotina e imunizações? Qual é a política do consultório sobre o processamento dos formulários do seguro?

Autor: Dr José Luiz Setúbal
Data: 9/4/2011
Adaptado de: Cuidar do seu filho em idade escolar: Idades 5-12
(Copyright © 2003 Academia Americana de Pediatria)

 




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA