Coartação da Aorta



 

Na Coartação da Aorta, há um estreitamento da aorta, a principal artéria que fornece sangue rico em oxigênio para o corpo. O estreitamento restringe a quantidade de sangue rico em oxigênio, que pode viajar para a parte inferior do corpo.

Estreitamento pode ocorrer em qualquer parte da aorta, mas geralmente ocorre no segmento um pouco além do arco aórtico, além dos vasos que levam sangue para a parte superior do corpo, e antes que os vasos que levam sangue para o corpo mais baixo. É por isso que no COA, a pressão arterial nos braços será elevado e pressão arterial nas pernas e tornozelos será baixo.

75 por cento das crianças com COA também têm uma válvula aórtica bicúspide em vez dos habituais três como um defeito (secundária) de acompanhamento. Outro defeito comum de se ver é um defeito do septo ventricular (VSD). Outros defeitos podem incluir estenose da valva aórtica, estenose da válvula mitral ou persistência do canal arterial .

COA ocorre em cerca de 6-8 por cento de todas as crianças com cardiopatia congênita, e ocorre duas vezes mais em meninos como as meninas. Também ocorre em cerca de 10 por cento das meninas que têm síndrome de Turner (a anomalia cromossômica).

O defeito pode ser corrigido com cirurgia ou cateterismo cardíaco.

Após a correção, a maioria das crianças leva uma vida saudável, mas pode precisar de cuidados de acompanhamento.




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA