Celíaca



As pessoas com intolerância ao glúten ou doença celíaca não podem tolerar gliadina, um componente de proteína de glúten, que é encontrada em muitos grãos.

Os sintomas da doença celíaca podem inicialmente aparecer depois da introdução de cereais ao bebê, e pode aparecer com irritação. Elas crescem e ganham pouco peso e até mesmo podem  perder peso. Eles têm muitas vezes diarréia crônica, embora alguns possam ser constipados, e também podem vomitar ou ter fezes claras ou mal-cheirosas.

Esta intolerância alimentar é cada vez mais comum, afetando cerca de 1 em 80 para 1 em 300 crianças, mas pode ser difícil de diagnosticar. Os sintomas podem aparecer bem depois da infância. Pode ter um componente familiar sendo mais comum em pessoas de ascendência européia e do Oriente Médio.

O único tratamento para a doença celíaca é evitar, ao longo da vida, de cereais, massas, pães e assados ??feitos com grãos que contêm glúten. Além disso, crianças com esta doença precisam ficar longe de alimentos produzidos comercialmente, tais como sopas enlatadas e ensopados espessadas com grãos processados ??e cereais. Mesmo pequenas quantidades de glúten podem causar sintomas em seu filho.

O pediatra irá fornecer aconselhamento dietético e encaminhá-lo a um nutricionista para orientação nutricional.

No Brasil é obrigatório nos rótulos dos alimentos constar se existe glúten naquele pacote, procure observar esta rotulação, pois muitos supermercados e padarias já vendem produtos sem glúten (para massas de pães) que podem ser construídos em um plano de alimentação saudável.

 Além disso, porque os sintomas da doença celíaca são muitas vezes semelhantes aos de outras condições médicas, o médico poderá recomendar testes de diagnóstico, como exames de sangue para olhar para os níveis elevados de anticorpos específicos (proteínas especializadas no sistema imunológico) ou uma biópsia que tira uma amostra do tecido do intestino delgado através de um tubo fino (endoscópio).

 Como a doença celíaca pode ser um distúrbio grave e é uma condição ao longo da vida, a confirmação diagnóstica é necessária.

Como esta doença tende a ocorrer em famílias, os familiares de uma criança com doença celíaca podem decidir ser testada também, especialmente se houver inexplicáveis problemas médicos.




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA