Câncer Infantil - Sintomas



Como todas as doenças de crianças e jovens, não existem sintomas claros quando se fala em câncer infantil. Como a enfermidade é rara, alguns sintomas vão depender da localização do tumor e geralmente são comuns em outras doenças, como fadiga, perda de apetite, anemia, gânglios e dores inespecíficas.

Por esta razão o mais importante é o exame clínico sistemático e as visitas periódicas ao pediatra. Enumeramos abaixo os tipos de câncer mais frequentes e seus sintomas.

Leucemias agudas

Febre, calafrios, perda de apetite, dor nos ossos ou nas articulações, gânglios linfáticos inchados, fraqueza, fadiga, falta de ar, palidez e outros sintomas de anemia; sangramento inexplicável, contusões e outros sintomas de um distúrbio de coagulação do sangue; dor óssea, dor articular, distensão abdominal devido ao aumento do baço e do fígado.

Doença de Hodgkin e Linfoma não - Hodgkin

Febre persistente, sudorese noturna, perda de peso inexplicada, cansaço, falta de apetite, coceira, inchaço indolor dos gânglios linfáticos no pescoço ou nas axilas; barriga inchada devido o aumento do tecido linfoide na retenção de constipação (intestino preso), abdômen ou urinária ou devido a inchaço das linfoides em um tecido perto do intestino ou dos rins; tosse ou falta de ar, por motivo de inchaço do timo, uma glândula linfoide na parte superior do tórax.

Tumores do cérebro

Os sintomas dependem da localização do tumor no cérebro e aumento da pressão dentro do crânio: tonturas, convulsões, mudanças de comportamento e de personalidade, perda de memória, confusão, fraqueza progressiva ou paralisia; problemas de visão, audição, fala, olfato, equilíbrio, habilidades motoras; dores de cabeça persistentes, vômitos e visão turva pela manhã.

Sarcomas dos tecidos moles e ossos (Rabdomiossarcoma)

Massa indolor ou inchaço, tumor localizado no abdome ou na pelve pode causar dor, vômitos e constipação.

Osteossarcoma e sarcoma de Ewing (tumores ósseos)

Dor óssea, inchaço, massa palpável no local.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Leia mais sobre câncer infantil em:

A preocupação com o câncer infantil
Ácido fólico pode reduzir o câncer infantil?
Tumor infantil: uma preocupação desde cedo




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA