Autismo



O que é o autismo?

O autismo é um distúrbio cerebral que prejudica o comportamento de uma pessoa e capacidade de comunicar e interagir com os outros. É parte de um grupo de distúrbios chamado de "transtornos do espectro autista", que têm efeitos similares no cérebro. Esses distúrbios podem ser leves ou graves. Ninguém sabe o que faz com que eles.

Quais são os sintomas principais do autismo?

Para ser diagnosticada com autismo, uma criança deve mostrar sinais da doença até a idade de 3.

 Os sinais de autismo incluem problemas em três áreas principais:

1)          Interação social - As crianças com autismo têm dificuldade para se relacionar com os outros. Eles muitas vezes não sabem como ler expressões faciais, e tendem a evitar o contato visual. Além disso, muitas vezes eles não gostam de ser tocados. Muitas crianças com autismo preferem não brincar, jogar ou interagir com os outros.

2)          Comunicação – Crianças com autismo freqüentemente podem levar muito mais tempo do que outras crianças para aprender a falar. Alguns nunca aprendem a falar. Mas o discurso não é a única coisa que é afetada. Os pais de crianças com autismo, às vezes pensam que as crianças são surdas. Eles não parecem se importar se eles conseguem se comunicar com outras pessoas.

3)          Interesses limitados - As crianças com autismo tendem a mostrar intenso interesse em certas coisas. Mas eles mostram pouco interesse em qualquer outra coisa. As crianças pequenas podem ficar completamente focadas em coisas que giram ou brilhem e ignorar tudo o mais. As crianças mais velhas podem tornar-se preocupadas com um assunto, como o clima, números ou esportes. Crianças com autismo também tendem a ter rituais que eles devem seguir exatamente.

 Quando devo levar o meu filho a um médico?

 Leve seu filho a um médico se você perceber qualquer um dos sinais de autismo listados acima ou em cima da mesa. Você também pode querer avaliar a audição do seu filho. Dessa forma, você pode descobrir se problemas de audição estão causando alguns dos sintomas que você vê.

Se o médico suspeitar autismo, ele provavelmente vai mandar você para ver uma equipe de especialistas que sabem como detectar autismo.

Os membros desta equipe irão fazer muitas perguntas sobre seu filho e sua família e testar as habilidades do seu filho, de muitas maneiras, uma vez que não existem exames que comprovem o problema.

Se seu filho tem autismo, é importante que ele ou ela ser diagnosticada o mais cedo possível. Alguns dos problemas causados pelo autismo podem ser melhorada se forem descobertos cedo.

Como é tratado autismo?

O tratamento certo para o autismo depende da idade da criança, como a doença é grave, e se a criança tem outros problemas médicos. O autismo não pode ser curado, mas as crianças são capazes de superar muitos dos problemas causados pela doença

Leia mais sobre autismo em:

Os riscos em torno das crianças com autismo
Risco de autismo durante a gravidez
Prevalência dos Transtornos do Espectro do Autismo




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA