Atresia das vias biliares



 

A atresia biliar é uma obstrução progressiva, idiopática (sem causa definida), da árvore biliar (ductos biliares do fígado), que inicia no período neonatal, e é a indicação mais comum de transplante hepático em crianças.

As causas da atresia biliar não são bem estabelecidas e são, provavelmente, multifatorial, fatores genéticos podem desempenhar um papel em alguns casos, mas os mecanismos infecciosas, tóxicos ou imunológicos são provavelmente envolvidos. 

A icterícia intensa, muitas vezes acompanhada de acolia (fezes esbranquiçadas) e urina escura fazem suspeitar do diagnóstico, que será confirmado através de exames laboratoriais e de imagem. Crianças devem ser avaliadas o mais rapidamente possível porque o sucesso da intervenção cirúrgica diminui progressivamente com a idade no momento da cirurgia.

Atualmente, pelo menos 60 a 80 por cento dos pacientes com atresia biliar acabará por exigir transplante de fígado. Indicações para transplante de fígado incluem complicações da hipertensão portal (sangramento de varizes ou ascite intratáveis ??recorrentes), insuficiência de crescimento, e disfunção hepática progressiva.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Up to Date

Biliary atresia




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA