Acne



Acne é uma doença dos folículos pilosos e glândulas sebáceas. Com acne, as glândulas sebáceas ficam entupidas, o que leva a espinhas e cistos.

Acne é muito comum - cerca de 80 por cento dos indivíduos entre 11 e 30 anos de idade serão afetados por esta condição, em algum momento. 

Acne na maioria das vezes começa na puberdade. Durante a puberdade, os hormônios sexuais masculinos (andrógenos) aumentam tanto nos meninos como nas meninas, fazendo com que as glândulas sebáceas fiquem mais ativas, e resultando em aumento da produção de gordura.

As glândulas sebáceas produzem óleo (sebo) que normalmente caminham através dos folículos capilares até superfície da pele. No entanto, as células da pele podem entupir os folículos, bloqueando o óleo proveniente das glândulas sebáceas. Facilitando com que as bactérias da pele (chamada Propionibacterium acnes, ou P. acnes) comecem a se multiplicar dentro do folículo, causando inflamação. Acne progride da seguinte maneira:

Bloqueio incompleto do folículo piloso resultando em um ponto preto.

Bloqueio completo dos resultados no folículo piloso resultando em um ponto branco.

Acne pode ser superficial (sem espinhas abscessos) ou profunda (quando as espinhas inflamadas em empurrar para baixo a pele, causando cistos cheios de pus que se rompem e resultar em abscessos maiores).

O que causa a acne?

Aumento dos níveis hormonais durante a puberdade pode causar acne. Além disso, acne muitas vezes tem o fator genético. Outras causas da acne podem incluir o seguinte:

  1. Mudanças de nível hormonal durante o ciclo menstrual em mulheres;
  2. Certas drogas (tais como corticosteróides, lítio e barbitúricos);
  3. Óleo e gordura do couro cabeludo;
  4. Óleo Mineral ou óleo de cozinha, e certos cosméticos podem piorar acne.

Acne pode ser agravada por espremer as espinhas ou esfregando a pele com muita força.

Acne pode ocorrer em qualquer parte do corpo, no entanto, aparece com mais freqüência em áreas onde há uma alta concentração de glândulas sebáceas, incluindo o seguinte:

  1. Face;
  2. Peito;
  3. Parte superior das costas;
  4. Ombros;
  5. Pescoço.

Os sintomas da acne podem assemelhar-se outras condições da pele. Sempre consultar o médico do seu filho para um diagnóstico.

Tratamento específico será determinado pelo médico do seu filho com base em:

  1. Idade da criança, saúde geral, e história médica;
  2. Gravidade da acne;
  3. Tolerância da criança para a medicação específica;
  4. Procedimentos ou terapias;
  5. Expectativas para o curso da doença.

O objetivo do tratamento é minimizar a acne cicatrizes e melhorar a aparência. Tratamento para a acne vai incluir terapia medicamentosa tópica ou sistêmica. Dependendo da gravidade da acne, medicamentos tópicos (medicamentos aplicados sobre a pele) ou medicamentos sistêmicos (medicamentos tomados por via oral) podem ser prescritos pelo médico do seu filho. Em alguns casos, uma combinação de medicamentos tópicos e sistêmicos tanto pode ser recomendada.

Leia mais sobre acne em:

Tratamento contra acne




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA