Acalásia



Acalasia é uma doença rara e progressiva do esôfago, que prejudica a capacidade de engolir.

Acalasia é caracterizada por aumento anormal do esôfago, uma incapacidade do esôfago para empurrar o alimento para baixo em direção ao estômago (peristaltismo), e insuficiência do músculo em forma de anel (o esfíncter esofágico inferior) para relaxar e permitir que o alimento passe para o estômago.

As causas da acalasia não são conhecidas e os sintomas mais comuns são:

  1. Dificuldade para engolir líquidos ou sólidos;
  2. Dor no peito;
  3. Regurgitação de alimentos e líquidos ingeridos;
  4. Azia;
  5. Dificuldade de soltar arrotos;
  6. Sensação de um caroço na garganta;
  7. Soluços;
  8. Perda de peso.

Acalasia é diagnosticada através de um número de exames:

  1. radiografias de tórax - estes exames simples podem mostrar a distorção do esôfago, o que pode indicar acalasia;
  2. Rx contrastados de esôfago (deglutograma) - este procedimento envolve engolir uma substância chamada de bário, enquanto os raios X são tomadas;
  3. Manometria - este procedimento é o teste definitivo para estabelecer o diagnóstico de acalasia. Um tubo fino é colocado através do nariz ou da boca até o esôfago para medir a pressão dentro do esôfago e do esfíncter esofágico inferior;
  4. Endoscopia - este procedimento envolve o uso de um tubo fino e iluminado colocado através do nariz ou da boca até o esôfago de ?ver¨″ dentro do esôfago.
  5. Tomografia Computadorizada - este procedimento pode fornecer mais evidências visuais para estabelecer o diagnóstico de acalasia.

O tratamento de escolha para a condição é um procedimento cirúrgico A cirurgia não cura a acalasia, mas fornece a maioria dos pacientes o alívio de longo prazo de parte significativa de seus sintomas.

Embora não haja cura para a doença, a intervenção cirúrgica pode permitir que a maioria das pessoas com acalásia a viver uma vida normal.




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA