Nutricionista



 

O nutricionista é um profissional de saúde com formação generalista, humanista e crítica e faz parte da equipe multiprofissional do Hospital Infantil Sabará.

 Está capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.

 Para exercer a profissão, este profissional deve ter diploma expedido por escolas de graduação em Nutrição, oficiais ou reconhecidas, devidamente registrado no órgão competente do Ministério da Educação; deve, ainda estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da sua respectiva jurisdição [1].

A profissão de nutricionista foi criada pela Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967. Em 17 de setembro de 1991, a Lei nº 8.234, regulamentou a profissão de nutricionista e definiu as atividades privativas desta profissão(aquelas que só podem ser exercidas por nutricionistas), que são:

1)          Direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição;

2)          Planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição;

3)          Planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos;

4)          Ensino das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição;

5)          Ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins;

6)          Auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética;

7)          Assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética;

8)          Assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos




Veja mais textos e informações úteis em nosso Blog sobre a saúde infantil - http://saudeinfantil.blog.br/

TOPO DA PÁGINA