Alcoolismo



Propaganda de álcool e seu consumo por adolescentes

O consumo de álcool é uma das maiores preocupações de pais adolescentes, não só nas grandes metrópoles mas por todo o país. Numa pesquisa publicada na revista Pediatrics, se estudou a influencia da propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo em jovens. Nesta época em que o governador de São Paulo está para sancionar a lei de regulamentação de propaganda para as crianças, este artigo vem bem a calhar.

Alunos da sétima que estão expostos a álcool anúncios na TV, e os que dizem que gostam os anúncios, podem apresentar problemas mais graves relacionados ao consumo de álcool mais tarde na adolescência, pelo menos de acordo com um estudo "Exposure to Alcohol Advertisements and Teenage Alcohol-Related Problems".

Os pesquisadores entrevistaram cerca de 4.000 alunos do sétimo ano (13 a 14 anos de idade), seguindo-os estes alunos na oitava, nona e primeiro ano do ensino médio (embora o tamanho do grupo de participantes diminuísse a cada ano).

Os participantes foram avaliados para os seguintes critérios:

  1. A exposição a determinados programas de televisão durante o qual os anúncios de álcool apareceram;
  2. Reconhecimento e recordação dos anúncios e produtos;
  3. Quanto eles gostaram dos anúncios de álcool mostrados na TV,
  4. Freqüência e quantidade de seu consumo próprio de álcool
  5. Problemas associados ao uso de álcool, como problemas com as tarefas escolares ou entrar em brigas.

Os pesquisadores também avaliaram os alunos para outros fatores que podem influenciar no uso de álcool:

  1. Como pais adolescentes
  2. Não praticar esportes
  3. Consumo de álcool por amigos e ou adultos que bebem em suas casas

A exposição à publicidade parece ter uma correlação significativa com o uso de álcool, principalmente entre as meninas. Gostar dos anúncios estava conectado com problemas relacionados ao álcool, principalmente em meninos. Para meninos e meninas que mais foram expostos a anúncios ou gostavam deles, o uso de álcool cresceu gradativamente entre de sétimo ano até o primeiro ano do ensino médio, período estudado na pesquisa. Não havia informações a partir daí.

Com base nestes resultados e um número crescente de achados da literatura, os autores concluem que a exposição a anúncios de álcool na TV pode influenciar o uso de álcool e problemas relacionados ao álcool entre os adolescentes. Eles recomendam educação sobre as mídias e limitando a exposição dos jovens à publicidade do álcool, como parte das estratégias de prevenção.

No Brasil, a propaganda das bebidas alcoólicas é regulada pela Lei n° 9.294, de 15 de julho de 1996, que faz restrições de horário, de local e de conteúdo para as peças publicitárias.

No entanto, tais restrições não alcançam as bebidas alcoólicas mais consumidas no País, as cervejas, visto que, para os efeitos da lei, somente são consideradas alcoólicas aquelas bebidas com teor de álcool superior a 13º Gay-Lussac. Em um estudo domiciliar conduzido em 2001 foram pesquisadas as 107 cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes, totalizando 8.589 entrevistados. Na faixa etária de 12 a 17 anos, os percentuais foram de 52,2% paraos meninos e 44,7%das meninas, a despeito da proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: 1- "Exposure to Alcohol Advertisements and Teenage Alcohol-Related Problems" Pediatrics fev- 2013
2- REGULAÇÃO DA PUBLICIDADE DAS BEBIDAS ALCOÓLICAS - Sebastião Moreira Jr. Consultoria Legislativa do Senado Federal- COORDENAÇÃO DE ESTUDOS




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