Sabará comemora 100ª cirurgia cardíaca

São Paulo dispõe de mais um centro de Cirurgia Cardíaca: no Sabará Hospital Infantil o programa de Cirurgia Cardíaca é exclusivamente pediátrico e vem crescendo ano a ano. Como resultado da expansão, o Hospital ganhará em março de 2018 um novo andar de UTI dedicado principalmente para casos de Cardiologia e ECMO.

Desde que o novo programa de Cirurgia Cardíaca pediátrica do Sabará Hospital Infantil foi implementado, 100 crianças já fizeram cirurgias do coração por aqui, além dos pacientes tratados por cateterismo cardíaco e eletrofisiologia.

Nos últimos anos, o Sabará vem atendendo casos cada vez mais complexos em todas as especialidades. Em 2017, por exemplo, tivemos o primeiro transplante de rim realizado no Hospital. Nossos resultados têm se mostrado muito bons. Mais de 70% dos casos de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), por exemplo, tiveram alta hospitalar, superando a média mundial, de 56%.

O novo programa de Cirurgia Cardíaca foi implementado em 2016 e desde então tivemos muitos casos marcantes e bem-sucedidos.

“O programa de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do Sabará celebra seu paciente número 100. Com uma equipe médica de reconhecimento nacional e tecnologia de ponta, o programa está habilitado para realizar cirurgias de grande complexidade em crianças de todas as idades, contando com o apoio de toda a equipe multidisciplinar especializada em um ambiente humanizado, que só um hospital pediátrico pode oferecer. Tudo isso se reflete nos ótimos resultados alcançados”, conta a Dra. Grace Bichara, Coordenadora do Departamento de Cardiologia do Sabará Hospital Infantil.

 

 

100ª paciente

Isabelly Vitoria, de 6 meses, foi a paciente da centésima cirurgia cardíaca realizada no Hospital nessa nova fase.

Sua mãe, Rosângela, descobriu a cardiopatia congênita logo após o parto e sabia que seria necessário fazer a cirurgia, mas estava aguardando o momento certo. Foi pega de surpresa logo no começo do ano, no dia 2 de janeiro, quando correu com a pequena com parada cardíaca para um pronto-socorro.

Depois da reanimação e um período na UTI, os médicos disseram que Isabelly precisaria operar o quanto antes. Foi aí que a pequena chegou no Sabará. A cirurgia, realizada no dia 10 de janeiro, foi ótima e em poucos dias Isabelly teve alta.

“Fiquei feliz por saber que ela foi a número 100 das cirurgias cardíacas no Sabará.

Agradeço ao Sabará por ter feito parte da minha história e da minha filha, graças a todos minha filha tem um novo coração”, conta Rosângela.

Isabelly, agora você também faz parte da nossa história!

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 14/2/2018