Viver o brincar dentro do Hospital

O brincar é a atividade mais importante da vida da criança e é crucial para o seu desenvolvimento motor, emocional, mental e social. É a forma pela qual ela se comunica com o meio em que vive e expressa ativamente seus sentimentos, ansiedades e frustrações.

Sendo assim, o Brinquedo Terapêutico é uma técnica utilizada para simular situações hospitalares, na qual a criança receberá explicações sobre os procedimentos a que deve ser submetida, ou descarregará sua tensão após os procedimentos, visualizando as situações e manuseando os instrumentos e suas imitações. Proporciona à criança hospitalizada a oportunidade de reorganizar a sua vida, seus sentimentos e diminuir a ansiedade, podendo ser utilizado para ajudá-la a reconhecer seus sentimentos, assimilar novas situações, compreender o que se passa no hospital e esclarecer conceitos errôneos.

Por acreditarmos na eficácia do Brinquedo Terapêutico, iniciamos a sua aplicação aos nossos clientes portadores de diabetes mellitus e pacientes oncológicos, ensinando procedimentos de teste de glicemia capilar, insulinoterapia, punção venosa e punção de Porth-A-Cath (cateter totalmente implantado), obtendo uma excelente resposta.

Como exemplo, podemos citar uma criança de quatro anos portadora de diabetes mellitus que recebeu alta hospitalar capacitada para realizar o teste de glicemia capilar auxiliado por familiar sem traumas e/ou estresse.

A capacidade da criança de aprender sobre sua patologia muitas vezes é subestimada, entretanto, podemos observar que quando falamos na linguagem do brincar a compreensão ocorre de forma surpreendente. Sendo assim, nós do Sabará Hospital Infantil buscamos nos aperfeiçoar na técnica do Brinquedo Terapêutico, afinal, para nós brincar é coisa séria.