Alimentação lúdica

 

Uma iniciativa do Sabará Hospital Infantil em parceria com a Sodexo tornou as refeições mais divertidas e atraentes para as crianças usando alimentos saudáveis que atendem às suas necessidades nutricionais.

Implantada no fim de 2014, a iniciativa oferece uma apresentação lúdica dos pratos servidos às crianças em período intra-hospitalar, com aparência alegre e divertida.

O projeto, chamado de Kids by Sodexo, uma oferta pioneira no segmento de Saúde no Brasil, é voltada para crianças entre 2 e 7 anos e possui 15 diferentes pratos elaborados por cozinheiros que recebem treinamento específico e preparam as refeições com base na prescrição médica de cada paciente.

A nutricionista clínica da Sodexo visita cada criança, identifica as preferências alimentares junto aos pais e o cardápio é adequado e definido conforme as informações recebidas. As refeições são servidas sempre no desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. No caso dos lanches, as crianças recebem as Caixinhas Kids, que revelam o personagem desenhado no alimento apenas quando aberta.

 

Ingredientes selecionados

Feitos com pãezinhos, verduras, legumes, arroz, omeletes e hambúrgueres, entre outros ingredientes, o menu pode ser apresentado em formato de girafa, carrinho, boneco, jardim encantado, coelho, balão e até personagens de desenhos animados.

“As divertidas preparações estimulam a aceitação da criança, fazendo com que o momento da alimentação funcione como um recurso terapêutico, já que apresentamos novos ingredientes e sabores que se relacionam com a aparência do prato. Assim como nós, as crianças também ‘comem com os olhos’”, explica Fernanda Rabelo dos Santos, supervisora de nutrição do Hospital.

Integrando a proposta lúdica do projeto, as copeiras da Sodexo, responsáveis pela entrega das refeições, usam uniformes e utensílios coloridos e leves, além de bandejas com desenhos e pinturas no fundo que despertam o interesse da criança. “Nosso objetivo é despertar o interesse em experimentar um novo alimento, mesmo durante um período de internação curto”, analisa Regina Menezes, coordenadora técnica da área de Saúde da Sodexo

O cuidado do Kids by Sodexo se estende ao período pós-internação pois, no momento da alta da criança, os pais recebem orientação para que os cuidados alimentares se prolonguem em casa.

Para complementar a abordagem de nutrição, o Sabará e a Sodexo planejam evoluir com o projeto fazendo a sua interação com outras atividades como teatro, fantoches e músicas. A ideia é o estímulo por hábitos mais saudáveis no dia a dia das crianças.

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 01/8/2017