Últimos avanços e iniciativas para alcançar nossos objetivos

O Sabará Hospital Infantil é um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil, reconhecido pelo excelente atendimento ao paciente e pelo pioneirismo nessa área.

É um hospital de ponta e, como tal, se mantém sempre atualizado com as melhores práticas mundiais na saúde infantil.

Veja alguns destaques recentes que comprovam a nossa qualidade.

 

Sabará reúne os maiores especialistas para discutir últimos avanços em Saúde Infantil

3º Congresso Internacional de Saúde Infantil aconteceu em setembro de 2016 com o objetivo de discutir soluções para o atendimento integral da saúde infantil a partir de temas de interesse médico e multiprofissional.

Houve dois grandes simpósios: de Síndrome de Down e de Transtornos do Espectro Autista (TEA). Ambos abertos ao público – pais, educadores, cuidadores e demais interessados – com a participação de especialistas estrangeiros.

Outro destaque foi o Simpósio de Deficiências Imunológicas, com foco no diagnóstico precoce de doenças que impactam a saúde das crianças desde cedo. O palestrante convidado foi o Prof. James Versky, da Medical College of Wisconsin, que abordou sua experiência na implantação do teste de triagem precoce de imunodeficiências nos Estados Unidos – projeto que está sendo executado no Brasil pelo Instituto PENSI em parceria com o Ministério da Saúde.

No evento foi realizado o 1º Prêmio Instituto PENSI, que reconheceu trabalhos nas diferentes áreas da saúde infantil.

 

Sabará está entre os melhores hospitais do Brasil

Em agosto de 2016, o Hospital recebeu pela segunda vez a aprovação da Joint Commission International (JCI), principal agência reguladora de instituições de saúde no mundo.

No Brasil, apenas 28 hospitais têm essa acreditação. O Sabará recebeu-a pela primeira vez em 2013.

A JCI reavalia a cada três anos o cumprimento das normas hospitalares relacionadas a diversas áreas, incluindo as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, a avaliação do paciente e cuidados, a anestesia e cuidados cirúrgicos, a administração de medicamentos, a educação do paciente e da família, a qualidade, a prevenção e controle de infecção, a governança e liderança, a gestão de instalações, as qualificações das equipes e a educação e gestão da informação.

 

Temos um dos mais modernos aparelhos de ecocardiograma

Em agosto de 2016, o Hospital passou a contar com um novo serviço de Ecocardiograma para a realização de exames de alta qualidade para o diagnóstico preciso e completo em cardiologia.

Coordenado pelo cardiologista pediátrico e fetal Dr. Gustavo Fávaro, o serviço realiza os seguintes exames: ecocardiograma com Dopler colorido, ecocardiograma Dopler fetal e ecocardiograma com Doppler transtorácico 3D.

 

Sabará faz cirurgia rara de expansão de tórax

Em março de 2016, Alice Domenichelli Bezerra, de 5 anos, portadora de uma doença genética rara, com apenas 70 casos relatados no mundo, passou por uma cirurgia de alargamento do tórax, feita no Sabará.

Para expandir o tórax, os médicos abrem a caixa torácica e inserem um implante de costela expansivo feito de titânio.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, um dos médicos responsáveis, Marcus Alexandre Mello Santos, explicou: “O objetivo era aumentar o tórax para permitir que o pulmão se desenvolvesse e, ao mesmo tempo, corrigir um defeito que ela tinha nas costelas e que gerava escoliose neuromuscular”. O procedimento é tão raro que o médico estima que, no Brasil, foram feitas no máximo dez cirurgias desse tipo.

 

Máquina substitui temporariamente coração e pulmão

Tecnologia de ponta para casos graves à disposição dos pacientes no Sabará: o Hospital realizou, no final de 2015, seu primeiro caso de ECMO: oxigenação por membrana extracorpórea.

Esse procedimento de alta complexidade é realizado em casos graves, dobrando as chances de sobrevida de pacientes que sofrem de severo comprometimento pulmonar e/ou circulatório que poderia levar ao óbito.

A ECMO é uma técnica que faz a circulação e oxigenação artificial do sangue por meio de uma máquina ligada ao paciente através de cateteres. Para a implementação desse serviço, foi necessária a criação e o treinamento de uma equipe especializada no procedimento, o ECMO TEAM.

O Sabará é o terceiro centro da cidade de São Paulo a se cadastrar na ELSO (Organização Mundial de Suporte de Vida Extracorpóreo). Veja a matéria feita pelo programa Fantástico (Rede Globo) sobre um caso em que foi usada a ECMO no Sabará.

 

Maiores cirurgiões do mundo em parceria com o Sabará

Em setembro de 2015, o Hospital realizou uma série de cirurgias de traqueostomia em parceria com os médicos cirurgiões Dr. Philippe Monnier e Dr. Patrício Varela.

O suíço Monnier é o maior cirurgião de via aérea pediátrica do mundo e criou suas próprias técnicas de reconstrução do tubo respiratório, admiradas por equipes de diversos países. Varela é o maior cirurgião de via aérea pediátrica da América Latina.

Na ocasião foram operados quatro pacientes cuja complexidade dos casos não havia sido solucionada por meio de técnicas tradicionais.

 

Sabará marca presença em eventos globais de saúde

Em 2016, nossos médicos estiveram presentes como palestrantes em três ocasiões importantes: no 8º Congresso Mundial de Terapia Intensiva Pediátrica, em Toronto (Canadá), e no 13º Fórum Internacional de Sepse, em São Paulo – ambos falando sobre ECMO.

Já no 13º Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva Pediátrica, em Brasília, a apresentação foi sobre doença de Kawasaki.

Em 2015, duas médicas do Sabará (Dra. Grace van Leuween Bichara e Dra. Patricia Mello) fizeram um estágio de um mês no Stollery Children’s Hospital, Edmonton, Canadá.

Conheça também a área de Qualidade e Segurança do Hospital Infantil Sabará.

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 05/7/2017