Superintendência

Dr. Wagner C. Marujo

Diretor-superintendente

Diretor-superintendente do Sabará Hospital Infantil desde 2012, está na Instituição desde 2007, tendo ocupado os cargos de gerente de Especialidades, diretor comercial e diretor técnico.

Considerado um dos mais brilhantes cirurgiões de sua geração, formou-se em Medicina na Universidade de São Paulo e especializou-se em Cirurgia Geral e Pediátrica no Hospital das Clínicas da mesma instituição. Tornou-se médico-assistente do Instituto da Criança do HC-USP e iniciou sua carreira de pesquisador no Laboratório de Investigação em Cirurgia Pediátrica do HC-USP, recebendo bolsas da Capes e do CNPq.

No final dos anos 80 transferiu-se para os Estados Unidos para realizar um Research Fellowship em Transplante Hepático, seguido de um Clinical Fellowship em Transplante de Órgãos Sólidos na University of Nebraska Medical Center, tornando-se posteriormente assistant professor na mesma instituição.

Retornou à USP em 1991, dedicando-se à consolidação do Programa de Transplante Hepático do Instituto da Criança do HC-FMUSP. Em 1995, obteve o título de Doutor (com honras) pela Faculdade de Medicina da USP.

Pioneiro no Brasil na aplicação de várias técnicas cirúrgicas inovadoras e nos processos estruturados de cuidados pós-operatórios após o transplante de fígado, colaborou com a implantação de vários serviços de transplante hepático no Brasil, tendo sido também professor visitante no Serviço de transplante Hepático do HC da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Palestrante em vários congressos médicos nacionais e internacionais, é autor de publicações em periódicos científicos e livros nacionais e internacionais e ganhou destaque internacional com a realização de procedimentos que exploravam os limites técnicos e éticos do transplante com doador vivo.

Exerceu intensa atividade associativa e comunitária na área de doenças do fígado, tendo sido membro fundador ou exercido cargos executivos em várias associações, tais como Nebraska Organ Retrieval System (NORS), Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Associação Paulista para o Estudo do Fígado (APEF) e Associação Brasileira de Pacientes Transplantados e com Hepatites (Transpática).

Em 2008 obteve o título de Master in Business Administration (MBA Executivo) pela Business School São Paulo for International Management (BSP), com complemento em Managing in the Global Economy na Rotman School of Management na Universidade de Toronto, no Canadá.

Foi consultor médico de empresas da indústria farmacêutica, planos de saúde e empresas de promoção de saúde.

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 01/8/2017