Psicologia

Andréia Mutarelli, Glaucia Faria e Júlia Cizik

 

Gláucia Faria da Silva

Psicóloga e psicanalista, doutora em Psicologia pela IP-USP, coordenadora do Setor de Psicologia Hospitalar do Sabará Hospital Infantil desde 2012. Editora-assistente da Revista Brasileira de Psicologia Hospitalar, Professora da pós-graduação em Psicologia Hospitalar do Hospital Albert Einstein (2013-2016), Co-coordenadora da pesquisa “Retratos da Dor Abdominal Crônica Recorrente na Pré-Adolescência”, em parceria com o IP-USP (2014-2017), supervisora de estágio clínico, orientadora de trabalhos científicos junto ao Instituto PENSI e autora de artigos científicos.

É psicanalista com formação no Instituto Sedes Sapientiae (2001-2005), especialista no atendimento de crianças com TEA e Distúrbios Globais do Desenvolvimento (Lugar de Vida/IPUSP, 1994-95), bebês e no atendimento clínico de surdos em Libras (Derdic, 2005).

Psicóloga formada pela PUC-SP (1991), Mestre em Psicologia com a dissertação: Regressão na Gravidez na Perspectiva de Freud e Winnicott (2007) e Doutora em Psicologia com a tese: Funções da Tatuagem e da Identificação à Luz da Psicanálise Freudiana (2012), ambas pelo Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Pesquisadora do convênio Capes/Cofecub (2010/2011): Estudo Comparativo Internacional das Marcas Corporais Autoinfligidas à Luz do Laço Social Contemporâneo, em parceria com o Laboratoire de Psychopathologie et Clinique Psychanalytique da Université Rennes II (2008-2012).

Coordenadora da área da Deficiência Auditiva da pesquisa Pessoas com Deficiência e HIV-Aids: Interfaces e Perspectivas, da Secretaria Municipal da Saúde (2006-2007).

 

Andreia Mutarelli

Atualmente doutoranda no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo no departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Encontra-se em formação clínica na Associação Brasileira de Daseinsanalyse.

É formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especializada em Cuidados Paliativos pelo Curso Avançado Multiprofissional da Casa do Cuidar e em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos em Psicologia da Saúde.

Realizou estágio no Centro Alfred Binet, em Paris, com a psicanalista Marie Christine Laznik, no atendimento de mães e bebês com suspeita de TEA. Atendeu ao curso de extensão denominado formação qualificante na Paris Diderot intitulado Clínicas e Sintomas Cognitivos. Aprimoramento clínico realizado na clínica Ana Maria Poppovic (PUC-SP). Realizou formação em coordenação de grupos em Fenomenologia no Fenô e Grupos, e atendeu ao Programa de Formação Prática em Educação Terapêutica no Lugar de Vida. Atuou como coordenadora do voluntariado do projeto social Correspondentes no Instituto de Projetos Sociais (Inpros).

Tem publicado o artigo “O Serviço de Psicologia no Hospital: Modelo Assistencial de Cuidado na Busca pela Promoção de Saúde”, na Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, v. 18 n. 1, 1 sem. 2016. Apresentou trabalhos em congressos: 10o Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, IV Congresso Ciência e Profissão, II Encontro Internacional e IX Encontro Nacional sobre o Bebê e XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional Universidade Federal de Uberlândia.

 

Júlia Cizik Franco

Psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2014). Tem aperfeiçoamento em Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea, no Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Integrante da pesquisa “Retratos da Dor Abdominal Crônica Recorrente na Pré-Adolescência”, em parceria com o IP-USP (2014-2017).

Acompanhante terapêutica de crianças com Transtorno do Espectro Autista junto ao Lugar de Vida (2015). Participou do curso Educação Terapêutica: Uma Proposta de Tratamento e de Escolarização, realizado no Lugar de Vida, e do curso O Bebê: Intervenções, na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

Realizou estágio no Serviço de Psicologia do Sabará Hospital Infantil em 2014-2015, em parceria com o Laboratório Psicanálise, Saúde e Instituição, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Fez intercâmbio na Universidade de Salamanca, onde frequentou os cursos: Promoción del Desarrollo Sexual, Afectivo y Social; Intervención en los Trastornos del Desarrollo Lingüístico; Terapia Familiar y de Pareja.

Publicação do artigo “Núcleo de Educação Terapêutica: Um Espaço de Invenção na Clínica com Crianças Psicóticas” na Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol. 19, n. 2, jun. 2016. Este trabalho foi apresentado no X Colóquio Internacional do LEPSI Crianças Públicas, Adultos Privados (2014) e no Congresso International Psychanalyse et Education La Place du Sujet dans l’Éducation Aujourd’hui (2015).

 


Estágio e pós-graduação

O Setor de Psicologia Hospitalar do Sabará Hospital Infantil formou em três anos, 17 alunos de graduação. Com atividades clínicas supervisionadas e teóricas, formamos nove estudantes do 5º ano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e oito estudantes do 4º ano do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica.
Para 2017, o Programa de Estágio estará suspenso, devido ao novo desafio do setor: criar o primeiro ano do curso de Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar.

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 25/7/2017