No que somos diferentes

O Sabará Hospital Infantil é um dos únicos hospitais exclusivamente pediátricos do Brasil e único privado no estado de São Paulo. Atende cerca de 120 mil crianças por ano e disponibiliza aos seus pacientes médicos de todas as especialidades pediátricas, o que significa uma grande concentração de conhecimento e experiência do cuidado infantil.

É um dos cinco hospitais pediátricos no mundo, fora dos Estados Unidos, acreditado pela Joint Commission International.

 

Na prática: centro cirúrgico

Algumas medidas mostram o cuidado especial de nossos profissionais de saúde com as crianças. Na hora da cirurgia, por exemplo, a criança permanece com a mãe ou responsável até ser anestesiada no centro cirúrgico. Depois do procedimento, a primeira pessoa que vê ao se recuperar é novamente a mãe ou o responsável. Essa conduta é fundamental para a sensação de segurança da criança e de seus pais.

Ainda no momento da cirurgia, o anestesista, que é treinado para lidar com crianças (além de conhecer os diferentes equipamentos, dosagens e técnicas necessárias para elas), usa instrumentos lúdicos, como uma máscara com cheiro de chiclete. Aliás, todos os médicos, enfermeiros, profissionais de saúde e técnicos de imagem são muito bons em colocar as crianças à vontade e ter tempo para responder a cada pergunta. Experientes e dedicados, são capazes de ajudar as crianças a esquecer-se sobre a sua condição temporariamente.

 

Ambiente lúdico

O ambiente do Hospital também é pensado para aliviar os medos, o que se reflete nos painéis ilustrados, nas brinquedotecas interna e externa, na equipe de voluntariado, que brinca com as crianças, e nas demais atividades de humanização, com artistas, músicos e até cães, que comprovadamente ajudam na recuperação. Saiba mais aqui.

 

Nutrição

A alimentação ocupa um espaço muito importante no Sabará, respeitando as características e ritmos próprios de cada criança, além de cuidado especial com a higienização dos utensílios e mamadeiras. Os nutricionistas fazem uma avaliação nutricional. Eles são especialistas em crianças e capricham em todos os detalhes, até montando desenhos nos pratos para torná-los mais atraentes.

 

Realização de exames

No Centro Diagnóstico, os médicos e técnicos são especializados no público infantil, o que garante um diferencial importante na realização do exame e na análise de seu resultado. Muitas vezes as crianças não têm condições de cooperar com o exame, pela própria idade e tempo de vida. Por isso muitos dos exames são realizados sob anestesia, ou em centro cirúrgico. E, para os que já conseguem cooperar, há até uma tomografia em forma de nave espacial.

 

Mobiliário

Os quartos são isolados e não apenas separados por cortina, mesmo na UTI. Isso é fundamental para evitar a transmissão de doenças. E sempre é permitida a presença de ao menos um acompanhante. Os quartos contam com berços e mobiliário próprio para as crianças, desenhados para não machucar – isso, aliás, é regra em todo o hospital.

 

Pronto-Socorro

No Pronto-Socorro, há um número de pediatras maior do que na maioria dos hospitais, inclusive de madrugada. Há médicos hospitalistas 24 horas e o Hospital não perde nenhuma criança esperando.

Leia também: Por que escolher um hospital pediátrico?

 

Família no centro

No Sabará, os espaços e os procedimentos são pensados de acordo com as necessidades da criança e da família. Os acompanhantes têm papel fundamental e são incluídos nos cuidados e processo de tomada de decisão. O Hospital respeita o fato de que ninguém conhece as crianças melhor do que sua própria família. A comunicação com os responsáveis é feita continuamente de maneira que possam entender as informações e cumprir o papel de advogados da saúde de sua criança. Os valores e crenças das famílias são incorporados e respeitados na prestação de cuidados.
Durante a internação, médicos, enfermeiros e psicólogos observam as famílias e avaliam a necessidade de acompanhamento psicológico. Saiba mais aqui.

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 02/8/2017