Código de Ética e Conduta

O sucesso desta Instituição está profundamente ligado à credibilidade individual e intransferível de nossos colaboradores e à retidão de nossas ações pessoais, profissionais e institucionais, alicerçados no inalienável compromisso com nossos valores.

Nosso Código de Ética é uma carta de princípios que governa nossas atividades diárias e os padrões de comportamento esperados no Sabará; comunica nosso compromisso de seguir as leis, regulamentos, padrões de cuidados assistenciais e práticas éticas de negócio; além de ajudar a assegurar aos nossos colaboradores que todo o Hospital esteja alinhado aos valores que governam nossa Instituição e suportam nossa missão.

Este código apoia nossas ações para cuidar de nossos pacientes e familiares, amparados na atuação de todos os nossos colaboradores, incluindo cuidadores, operadoras de saúde, fornecedores, auditores, imprensa, mídias sociais, órgãos reguladores e fiscalizadores e a sociedade em geral, com respeito, honestidade, compaixão e busca da excelência.

Nosso compromisso com a transparência e a retidão de nossas ações e a inalienável responsabilidade ética individual é que constituem o arcabouço moral desta Instituição, que, para merecer a confiança de nossos pacientes e familiares, não transige na aplicação de seus valores.

Para nós do Sabará Hospital Infantil, dedicados à saúde da criança, o respeito individual a esta carta de princípios, mais do que um alinhamento a um guia de conduta, estabelece um sentido de propósito da Instituição e fundamenta nossa própria existência.

 

Código de Ética do Sabará Hospital Infantil

  • Cumprimento de leis e regulamentos
    Observamos a legislação vigente aplicável à nossa atividade, bem como a das categorias profissionais que têm as suas atividades regulamentadas e que também estão sujeitas aos códigos de ética disciplinares de seus respectivos conselhos e órgãos, trabalhando para atendê-la em todos os locais em que atuamos e nas relações que mantemos com as partes interessadas. Para tanto, possibilitamos que conheçam e cumpram tal legislação.
  • Assistência a pacientes e relacionamento com clientes
    Nossa razão de ser é o atendimento ao paciente e sua família com respeito, qualidade, segurança, atenção e privacidade na busca do restabelecimento do seu bem-estar físico e mental. Tratamos nossos clientes com respeito e profissionalismo.
  • Pesquisa
    Os estudos científicos devem ser desenvolvidos com consistência, ética, rigor técnico e profissional e devem atender a todos os requisitos legais aos quais estão sujeitos.
  • Ensino e gestão do conhecimento
    Os programas de ensino do Sabará Hospital Infantil (SHI) devem ser motivados pela difusão do saber e estar pautados sempre por respeito, cordialidade, ética, empatia e boa educação, fundamentados por elevados padrões profissionais.
  • Uso de ativos da organização (patrimônio e bens intangíveis)
    Utilizamos nosso patrimônio, tanto os bens materiais como os intangíveis, tais como nome, logotipo e marca do Sabará Hospital Infantil, de forma responsável e eficiente para atingir os objetivos do SHI e garantir a sua preservação.
  • Respeito às escalas e horários de trabalho
    O respeito irrestrito às normas acordadas é essencial à efetiva operação do Hospital e ao compromisso do Hospital com a excelência de serviços e segurança.
  • Informações
    Respeitamos a confidencialidade e garantimos a integridade e disponibilidade das informações sob nossa responsabilidade.
  • Finanças e contabilidade
    Aperfeiçoamos, constantemente, as nossas práticas de governança corporativa, operando de forma transparente, fidedigna e igualitária, no relacionamento com as partes interessadas, respeitando as disposições legais.
  • Relações com a imprensa
    Todos os integrantes do SHI devem zelar pela imagem e reputação da Instituição, fomentar seu fortalecimento junto aos meios de comunicação de acordo com suas políticas e diretrizes.
  • Conduta pública, internet, e-mail e mídias sociais
    A liberdade de expressão é um direito assegurado em lei bem como sua respectiva responsabilização. Quando o cidadão se expressa, representa não só sua mensagem pessoal como também sua imagem profissional.
  • Colaboradores e ambiente de trabalho
    Valorizamos os colaboradores por meio de gestão participativa, da criação de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, capacitação, reconhecimento do bom desempenho, remuneração e benefícios. Investimos, permanentemente, em ambientes de trabalho seguros, saudáveis e de relacionamento interno respeitoso, cuja preservação depende de nossa conduta.
  • Desempenho, educação e treinamento
    Garantimos que os investimentos em capacitação sejam feitos de forma justa e estrategicamente eficaz por meio de avaliação das competências essenciais e gerenciais de nossos colaboradores.
  • Discriminação no ambiente de trabalho
    Respeitamos a diversidade, não admitindo discriminação ou preconceito de qualquer natureza, seja ela de etnia, religião, cultura, idade, sexo, convicção política, nacionalidade, regionalidade, estado civil, orientação sexual, condição física e intelectual.
  • Violência
    Não admitimos manifestações de violência sob nenhuma forma, tanto no ambiente de trabalho quanto no de lazer, de convívio social e nas demais atividades oferecidas pelo SHI.
  • Parentesco
    Não permitimos subordinação direta de parentes consanguíneos e afins em primeiro e segundo grau, como cônjuges, pais, filhos, enteados, irmãos, tios, sobrinhos e cunhados.
  • Assédio moral ou sexual
    Não admitimos qualquer forma de assédio moral ou sexual, tais como insinuações, piadas, propostas ou atos físicos ofensivos. Pressão sutil ou explícita para obtenção de favores, ameaças, intimidações, provocações e submissão de indivíduos ao ridículo ou à exclusão injustificada também são proibidas.
  • Uso de drogas, bebidas alcoólicas e fumo
    Coibimos o porte ou uso de drogas ilegais e bebidas alcoólicas que possam prejudicar a capacidade laboral, colocando em risco a saúde e segurança no ambiente de trabalho e comprometendo os resultados da Instituição. É proibido fumar em qualquer local do Hospital, seja ao ar livre ou não.
  • Exploração do trabalho adulto ou infantil
    Não adotamos, nem toleramos, a prática de trabalho forçado ou infantil sob quaisquer circunstâncias, nem mantemos relacionamento com empresas e pessoas que desrespeitem essa conduta.
  • Atividades político-partidárias
    Respeitamos a liberdade de participação do processo político-partidário, no exercício de sua cidadania, bem como participamos desse processo de acordo com legislação vigente. O SHI não faz doações para agentes públicos, candidatos ou partidos políticos.
  • Conflito de interesses e negociações com partes relacionadas
    Não admitimos que a participação em qualquer atividade externa conflite ou prejudique a imparcialidade em decisões de interesse da Instituição ou o bom desempenho das nossas funções. Exceções somente poderão ser autorizadas pelo Comitê de Ética Institucional por meio de manifestação formal.
  • Relações com a comunidade
    Consideramos em nossas decisões a análise dos impactos potenciais na vida da comunidade, fortalecendo o desenvolvimento econômico, ambiental e social.
  • Fornecedores e prestadores de serviço
    Consideramos os nossos fornecedores e prestadores de serviço parceiros para a busca do desenvolvimento sustentável, tratando-os de forma igualitária, livre de favorecimentos e respeitando os princípios da livre concorrência.
  • Concorrentes
    Acreditamos na concorrência livre, leal e justa como base para um ambiente competitivo que privilegie o atendimento das necessidades dos pacientes.
  • Doações e patrocínios
    Doações feitas ao SHI devem ser atos descomprometidos, sem a geração de qualquer tipo de vantagem ou contrapartida material. Patrocínios devem estar devidamente documentados.
  • Relacionamento com fabricantes e distribuidores de materiais médicos e medicamentos
    O relacionamento dos colaboradores e profissionais do SHI com a indústria de materiais e medicamentos deve ser baseado na troca de informações que auxiliem o desenvolvimento da assistência médica e farmacêutica.
  • Relacionamento com médicos e outras fontes de receita
    Seguimos estritamente as normativas do Código de Ética Médica e de outras disciplinas assistenciais.
  • Poderes públicos
    Relacionamo-nos com os poderes públicos respeitando as boas práticas de governança corporativa.
  • Entidades de classe
    Mantemos relacionamento com as entidades representativas de classe com o objetivo de debater as questões que possam, de forma direta ou indireta, afetar os interesses do SHI e asseguramos o direito de associação no trabalho e o efetivo reconhecimento ao direito de negociação coletiva.
  • Corrupção
    Condenamos a corrupção em todas as instâncias e formas, seja como oferta de vantagens indevidas ou como qualquer tipo de extorsão.
  • Meio Ambiente
    Buscamos evitar ou minimizar o impacto ambiental de nossas atividades.

 

 

Leia o código de conduta completo aqui

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 25/7/2017