Anestesiologistas

Débora de Oliveira Cumino
Coordenadora do Serviço de Anestesiologia Pediátrica

Graduada em medicina pela Univerdade São Francisco (USF), com residência médica em Anestesiologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. É especialista em Anestesiologia Pediátrica, com residência médica no Hospital Infantil Pequeno Príncipe, AHPIRC. Tem mestrado em Medicina (Pesquisa em Cirurgia) (Conceito CAPES 3), pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP. E doutorado em Medicina (Pesquisa em Cirurgia) (Conceito CAPES 3), pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP.

 

Serviço de Anestesiologia Pediátrica

Nosso serviço é referência na área, com uma equipe formada por 21 médicos especializados e assistência adequada às necessidades das crianças e seus familiares, com conhecimento das peculiaridades desse grupo de pacientes.

Como em todas as áreas do Sabará, na anestesiologia também é essencial que se faça uma abordagem humanizada de todo o processo por sua complexidade e importância dentro de diversos procedimentos a serem realizados durante a permanência de uma criança no Hospital. O objetivo, neste caso, é oferecer cuidados que englobem todo o período pré-operatório, trazendo conforto à criança e aos seus familiares, minimizando ao máximo o estresse que envolve esse momento e ainda garantindo a segurança da medicação aplicada.


Anestesiologia em números

Em 2016 foram realizados 5665 procedimentos anestésicos. Desses, 3832 foram para procedimentos cirúrgicos. Outras 1833 anestesias realizadas foram para exames de imagem, tomografias e ressonâncias magnéticas. O Serviço de Anestesiologia Pediátrica também tem importante papel na formação dos médicos anestesiologistas durante a residência médica. Em 2015, 32 médicos residentes em Anestesiologia do Estado de São Paulo e de outros estados do Brasil passaram pelo Hospital para estágio na área.


Equipe

Atualmente o Serviço de Anestesiologia Pediátrica (SAPE) do Sabará Hospital Infantil conta com uma equipe formada por 21 médicos anestesiologistas, dedicados ao atendimento de crianças. A equipe conta com médicos especializados em Anestesiologia Pediátrica em instituições de referência, como o Hospital Infantil Pequeno Príncipe em Curitiba, PR, e o Instituto da Criança – USP, em São Paulo.