A Fundação

Fundação José Luiz Egydio Setúbal

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal é uma instituição sem fins lucrativos que nasceu tendo como missão trabalhar pela saúde infantil em diversas frentes, entendendo a saúde não como uma oposição à doença, mas como bem-estar da pessoa na dimensão biopsicossocial.

A Instituição atua por meio de seu braço assistencial com o Sabará Hospital Infantil e também realizando atividades de Ensino e Pesquisa e projetos sociais na área de saúde da criança e do adolescente por meio do Instituto PENSI (Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil).

A história da Fundação começa em 2005, quando o Dr. José Luiz Egydio Setúbal adquiriu o controle do Sabará, com a meta de transformar o tradicionalíssimo pronto-socorro num hospital completo.

Em 2006, ocorreu a mudança do status jurídico do Sabará: de Sociedade Anônima para Fundação. Essa foi considerada a melhor alternativa para unir as demandas empresariais aos ideais humanitários desse novo grupo.

Em 2010 foi efetivada a transformação da Instituição em Fundação Sabará Hospital Infantil, organização de interesse público sem fins lucrativos, o que impulsionou o início efetivo de várias atividades de ensino e pesquisa.

Em 2013 a Fundação passou a ser denominada José Luiz Egydio Setúbal. Foi nesse ano que ela ganhou novo desenho organizacional, com dois focos de atuação: o de Assistência, representado pelo Sabará Hospital Infantil, e o de Ensino, Pesquisa, Projetos Sociais e Voluntariado, exercidos por meio do Instituto PENSI.

Conheça mais sobre a Fundação José Luiz Egydio Setúbal

Palavra do presidente da Fundação

Em 2005, próximo de completar 50 anos e realizado como pediatra, procurava uma forma de atuar na área de filantropia e assim poder retornar para a sociedade aquilo que meu sucesso pessoal havia conseguido. Foi nesse momento que o Hospital Sabará entrou em minha vida. Após alguns meses de análises e negociações, compramos a marca do Hospital e iniciamos o que chamamos à época de “Projeto Criança”.

O projeto previa transformarmos o Hospital em uma Fundação sem fins lucrativos – o que ocorreu em 2010 –, cujo resultado financeiro seria aplicado em ações filantrópicas em saúde infantil. Tínhamos um nome forte, mas em queda na história da pediatria da cidade de São Paulo e, para o sucesso do projeto, precisaríamos de um novo prédio, para abrigar um Hospital maior, mais moderno e com os conceitos humanistas que faziam parte da minha formação.

Com a ideia na cabeça, procurei pessoas que trabalharam comigo e que sabia que partilhavam dos mesmos ideais. Com elas montei um time para tornar realidade o sonho de construir o melhor Hospital pediátrico do Brasil. Com os ideais do humanismo fizemos um projeto de um Hospital realmente humanizado para o atendimento de crianças e adolescentes, com pessoas, equipamentos e ambientes preparados para dar o melhor atendimento médico possível para os pacientes e seus familiares.

Em 2010 inauguramos o novo Sabará Hospital Infantil, e desde então fomos construindo uma equipe de profissionais de todas as áreas da saúde, formados nas melhores escolas médicas do Brasil e com nossa visão de atendimento humanizado. Foi um sucesso, e os resultados dessa excelência foram logo reconhecidos pelo público e pelas operadoras de saúde.

No ano seguinte, em 2011, criamos o Instituto PENSI (Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil), uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) para abrigar nosso Centro de Pesquisa, a área de educação, voluntariado e de projetos sociais da Fundação.

Em 2013 recebemos nossa primeira certificação pela Joint Commission International, selo de qualidade e de segurança para os pacientes. O título foi renovado em 2016.

Como resultado de toda essa filosofia de juntar o conceito de um atendimento médico realmente humanizado, corpo clínico de excelência e dedicado ao atendimento infantojuvenil, um centro de pesquisa e um lugar de ensino, nos transformamos em referência e paradigma de bom atendimento em pediatria no Brasil.

Com o investimento financeiro pago, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal se prepara para cumprir seu compromisso de melhorar a sociedade por meio de ações voltadas para a criança. Dentro de alguns anos realizaremos grandes projetos na área social, de ensino e de pesquisas clínicas em saúde para infância e adolescência. Seremos uma Instituição de ponta na dimensão da saúde infantil, seja fazendo assistência médica, seja gerando conhecimento e divulgando de maneira ampla e com equidade. Dessa forma, estaremos cumprindo nosso papel social.

José Luiz Egydio Setúbal
Presidente da Fundação

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 03/7/2017