Meta 3

 

Melhorar a segurança dos Medicamentos de Alta Vigilância

Falhas no processo de medicação são situações frequentes que ocorrem no mundo todo. A principal delas envolve a administração equivocada de medicamentos relacionada à dose, via de administração e tipo de droga. Alguns medicamentos são considerados críticos e denominados Medicamentos ou Drogas de Alta Vigilância (DAV). Esses medicamentos exigem medidas especiais de segurança para evitar que erros aconteçam, tais como:

  • Armazenamento em locais seguros e separados dos demais medicamentos: em armários identificados na farmácia e em gavetas chaveadas nos postos de Enfermagem sob responsabilidade da enfermeira;
  • Dispensação em embalagem plástica vermelha selada com etiqueta adesiva amarela;
  • Dupla checagem pela enfermagem na administração desses medicamentos.

 

Como contribuir?

A segurança no uso de medicamentos inclui verificar a identificação do paciente com a prescrição médica. Fique atento à realização desse passo, ele acontece pela confirmação dos dados da pulseira da sua criança antes de aplicar qualquer medicamento. Você pode solicitar à Enfermagem para interromper o procedimento se estiver com dúvida.

Informe à equipe os medicamentos de uso habitual, com as dosagens. Preferencialmente traga as receitas.
Não dê nenhum medicamento à sua criança (incluindo fitoterápicos) além daqueles prescritos pelo médico.
Havendo dúvidas, procure o profissional de saúde que presta cuidados à criança. Participe desse processo, essa pequena atitude pode evitar falhas!