Visita pré-anestésica

A avaliação pré-anestésica é realizada em consultório e prepara o paciente e seus familiares para o que vai acontecer durante o procedimento. Respondendo aos questionamentos da criança e de seus pais, o médico promove conhecimento acerca do ato anestésico. Além disso, é possível demonstrar a rotina do centro cirúrgico por meio de material fotográfico ou filmes.

A avaliação é feita com uma linguagem de fácil assimilação para a criança e seus familiares, transmitindo informações relevantes e conforto emocional e criando um vínculo de confiança entre o anestesiologista, a criança e seus parentes. Essa abordagem facilita a assimilação da realidade e do processo anestésico-cirúrgico pela criança, diminuindo as fantasias, medos e insegurança quanto à anestesia e à cirurgia. Isso deixa pais e paciente mais seguros para enfrentar o estresse que envolve os procedimentos anestésicos-cirúrgicos e a própria internação hospitalar.

Em crianças acima dos 6 anos de idade, a avaliação pré-anestésica deve acontecer num período entre 5 e 7 dias antes da cirurgia. Abaixo desta faixa etária, o procedimento pode acontecer com menor antecedência, pois o processo de adequação psicológica é mais dependente da orientação dos familiares.

Segundo alguns pesquisadores, a avaliação pré-anestésica realizada com a devida antecedência, assim como a prestação de informações dirigidas à criança e aos pais por meio de folhetos explicativos e contato com equipamentos de anestesia são fatores que influenciam numa menor ansiedade na indução anestésica e numa melhor recuperação anestésica, diminuindo a dor e os distúrbios de comportamento no pós-operatório, além de influenciar no tempo de permanência hospitalar, favorecendo alta precoce.